Desde setembro de 2013 a equipe do Serviço Social do HCFMB participa de Oficinas de Gestão com o objetivo de conhecer a abrangência das atividades realizadas por este profissional, caracterizar a complexidade de seus processos e de suas competências e buscar melhoria contínua das ações desenvolvidas. O Serviço Social foi pioneiro no desenvolvimento de oficinas de gestão no HCFMB, delineado pelo Departamento de Auditoria, Avaliação e Controle. Essas oficinas foram iniciadas a fim de cumprir as metas pactuadas em que teve início porque não estava cumprindo as metas de produção pactuadas junto à Diretoria Regional de Saúde (DRS).
Nesse período foram construídos dez Mapas de Processos, sendo um de cada área de atuação do Serviço Social e um Mapa Gerencial, cujos produtos possuem características específicas e peculiares a cada profissional envolvido nas ações realizadas junto ao paciente e seus familiares. Foram identificados 18 fornecedores, com os quais foram estabelecidas Normas e Rotinas para pactuação e interface de processos e monitoramento de indicadores de resultados. Nas atividades de cada processo surgiram 48 Procedimentos Operacionais Padrão que estão norteando as ações junto a 4 grandes áreas de atuação do Profissional: Urgência e Emergência, Unidades de Internação, Unidades Ambulatoriais e Unidades Complementares, além da assessoria em Triagem, Óbito e Serviços Externos.
Atualmente o Serviço Social tem definidos missão, visão e valores alinhados ao hospital, estabelecidos no Planejamento Estratégico e analisados junto com os indicadores delineados no Mapa de Processo.
Estiveram presentes nesta reunião, realizada na Sala das Reuniões da Superintendência, o Chefe de Gabinete da Autarquia, Prof. Adj. André Luis Balbi, o Diretor do Departamento de Assistência à Saúde, Prof. Dr. José Carlos S. Trindade Filho, a Diretora do Departamento de Auditoria do HCFMB, Dra. Maria Justina Felippe, a Gerente Multiprofissional Cristiane M. Chiloff e a Supervisora Substituta do Serviço Social, Lucelene de Barros Ramos.
O Chefe de Gabinete da Autarquia parabenizou a todos os servidores da equipe pela conquista e pelo trabalho desenvolvido. “a Oficina de Gestão mostrou o quão ampla e complexa é a abrangência do Serviço Social do HC, mostrando assim toda a produção e atividade do profissional no contexto da assistência prestada no hospital e suas unidades. O serviço cresceu muito e com ele a complexidade de atuação de seus profissionais, daí a necessidade de possuir uma gerência multiprofissional que agregue valores aos vários profissionais e delineamento de suas ações. Parabenizou novamente Justina e Tatiane B. Rossi pelo trabalho desenvolvido e citou a importância nele para o conhecimento detalhado de cada área trabalhada.
Lucelene agradeceu a todos os envolvidos nas oficinas: “Somos gratos em poder apresentar a atuação do Serviço Social no HCFMB, em especial ao Dr. André e Cristiane por essa oportunidade”. E salientou ainda que o Serviço Social está engajado em melhorar e caminhar junto com a administração do hospital, valorizando cada profissional do serviço.
Cristiane também reforçou a necessidade de atuarem juntos buscando sempre melhorar o atendimento ao paciente e a valorização da equipe.
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