SIPAT 2024 é realizada no Campus da Unesp em Rubião Junior

“Se cuidar para um novo despertar”. Este foi o tema central da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2024 do Campus da Unesp de Botucatu (Rubião Junior), realizada de 17 a 19 de setembro no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).

Esta iniciativa foi promovida pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), FMVZ | Unesp, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB | Unesp), Administração Geral do Câmpus (AG) e Instituto de Biotecnologia (IBTEC), em parceria com o Núcleo de Eventos Científicos e o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e com o suporte técnico dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT HCFMB / Famesp).

As atividades também foram transmitidas ao vivo para as Unidades Externas do HCFMB: Hospital Estadual Botucatu (HEBo), Pronto-Socorro Adulto (PSA) e Serviço de Referência em Álcool e Drogas (SARAD).

SIPAT abordou diversos temas

Durante os três dias do evento, os servidores participaram de apresentações culturais, palestras informativas, atividades interativas e sorteio de brindes.

Compondo a mesa de abertura na terça-feira, 17, estiveram presentes o Diretor da FMB | Unesp e presidente do Grupo Administrativo do Campus, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza; o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; o vice-presidente da Famesp, Trajano Sardemberg; o Vice-Diretor da FMVZ, Mário De Beni Arrigoni; o Vice-Diretor do IBB, William Fernando Zambuzzi; o coordenador executivo do IBTEC, Paulo Eduardo Martins Ribolla, e a coordenadora do SESMT HCFMB / Famesp, Enf.ª Dra Camila Polo Camargo da Silva.

Abrindo os pronunciamentos, Camila destacou que este é um momento muito importante de aprendizado, reflexão e compromisso com a segurança e a saúde no ambiente profissional. “A segurança do trabalho deve ser prioridade em qualquer organização e a prevenção de acidentes não é apenas cumprir normas ou seguir regras, mas criar uma cultura de cuidado onde cada um cuida de si e também dos colegas. Parabenizo o envolvimento de todas as CIPAs que, em conjunto, organizaram esta SIPAT, sugerindo temas valiosos para o nosso cotidiano e para promover o bem-estar de todos”.

Carlos Magno salientou, em sua fala, que o acidente de trabalho não é só o de trajeto ou pela exposição a um produto químico ou material de risco biológico, mas sim tudo aquilo que fere a integridade, a dignidade e a saúde do ser humano. “Acho extremamente feliz que tenham sido escolhidos tantos temas voltados à saúde mental, porque é ela que faz com que nós possamos nos dedicar dentro de uma instituição que é de ensino e também de cuidado, nos mantendo íntegros e saudáveis”.

O Superintendente do HCFMB também destacou a importância dos temas abordados no evento. “A prática do cuidado é fundamental para o bem-estar no ambiente de trabalho e para o despertar de nossa consciência para assuntos muito importantes que serão destrinchados nesta Semana. Parabenizo o trabalho da Comissão Organizadora por levar adiante este evento tão tradicional”.

Iniciando a série de palestras, o advogado da Famesp Maurício Sérgio Forti Passaroni abordou o tema “Assédio no Ambiente de Trabalho”, explicando a definição, os tipos de assédio e como denunciar situações desta natureza.

O segundo dia da SIPAT começou um pouco mais cedo, durante o projeto “É Dia de Feira no Campus da Unesp”, com uma vivência de dança circular. Na parte da tarde, o Suporte Básico de Vida foi o tema da palestra do enfermeiro do HCFMB José de Souza Neto e a importância da Brigada de Incêndio no complexo hospitalar foi ressaltada pelos bombeiros civis do SESMT HCFMB / Famesp Alex Amaral Soler e Eric Pita Capelup. Integrantes da Orquestra de Viola e Violão do IBB fizeram uma apresentação de sucessos da música brasileira ao público presente.

Encerrando a Semana, a produtora Razões para Sonhar e Gisele Ignácio Dance Studio animaram o público com alongamento, fit dance e apresentação de dança africana. Por uma mudança de última hora na programação, o empreendedor social Tiago de Oliveira, da produtora Razões para Sonhar, conduziu uma partilha sobre o tema “Você desistiu de seus sonhos?”.

Durante o evento, integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Hemocentro estiveram presentes na entrada do Salão Nobre, reforçando a importância da doação de órgãos e de sangue, e houve a amostra da linha de rações totalmente desenvolvidas e fabricadas pela FMVZ. Também estiveram presentes representantes do SAMU e cipeiros da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru.

A Comissão Organizadora agradece a todos os outros parceiros que, gentilmente, ofereceram alguns dos brindes sorteados durante a SIPAT 2024.