Na última quarta-feira, 19, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou o evento “Slow Medicine – sem pressa para cuidar bem”, organizado pelo Hospital Estadual Botucatu, pelo Serviço de Oncologia Clínica e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA).
O intuito do evento foi divulgar os princípios deste movimento que trata de uma nova filosofia de atendimento assistencial, com maior aproximação entre médico e paciente a partir de consultas mais focadas no diálogo e atenção minuciosa.
Na ocasião, houve também uma sessão de autógrafos do livro que dá título ao evento, escrito pelos médicos Ana Lucia Coradazzi, coordenadora do Serviço de Oncologia Clínica do HCFMB, e André Islabão, de Porto Alegre. Em virtude das consequências dos impactos ambientais sofridos pelo Estado gaúcho nos últimos meses, André não conseguiu comparecer ao Salão Nobre.
A autora do livro destacou a importância deste evento para ampliar as discussões sobre o tema. “Cada capítulo fala de conceitos da Slow Medicine, mas alinhados a casos clínicos reais e reflexões, além de reforçar a importância de outros saberes, como as artes, a filosofia e a espiritualidade, muito importantes para o cuidado. Para mim, lançar esta publicação no HCFMB é a realização de um sonho. Meu pai é da terceira turma de Medicina, eu me formei aqui em 1999, fiz minha residência e voltei para cá em 2015. Portanto, aqui, me sinto muito em casa”.
Ana Lucia abriu as palestras da noite esclarecendo no que consiste o movimento e o geriatra do HCFMB Rafael Thomazi refletiu, em sua colocação, sobre a confluência de valores entre Slow Medicine, Geriatria e Cuidados Paliativos.
Enfermeira responsável pelo Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBo), Karina Freitas fez a terceira palestra da noite sobre o conceito “Slow Nursing”, mostrando que a Enfermagem também pode ser sem pressa. A última palestra foi realizada por Vitor Borin, médico residente da FMB | Unesp, com o tema “Medicina Baseada em Evidências e Slow Medicine: caminhos compartilhados”.
Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas e considerações sobre os temas abordados e, no encerramento das atividades, houve uma sessão de autógrafos do livro no térreo do Salão Nobre.
Comentários