Na última terça-feira, 20, funcionários da empresa terceirizada Onet, que presta serviços de higienização e limpeza hospitalar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), realizaram testes para diagnóstico de Hepatite C, em preparação para o mês de julho, dedicado à conscientização e combate às Hepatites Virais. Ao todo, 109 funcionários foram submetidos aos testes.
A ação contou com a participação do Ambulatório de Hepatites Virais da disciplina de Gastroenterologia, Núcleo de Higienização, Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas do HCFMB, Liga de Gastroenterologia, Nutrição e Saúde da FMB (LIGASTRO) e do Programa Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde.
Dr. Fernando Gomes Romeiro, médico do HCFMB responsável pela ação, conta que a ideia surgiu com o intuito de tornar os exames mais acessíveis aos profissionais da limpeza do Hospital e que, alguns dias antes, houve uma conscientização interna sobre a importância dos exames. “Estes profissionais têm contato com o sangue e secreções por causa do trabalho desempenhado e, mesmo com a comunicação de eventuais acidentes, muitas vezes não se tem certeza se os exames foram realizados. Por isso, resolvemos fazer essa campanha e, se houver casos positivos, haverá o encaminhamento para o Ambulatório de Hepatites Virais”.
O médico ressalta que o diagnóstico precoce contribui para um tratamento mais eficaz da doença, que é curável, mas pode não apresentar sintomas. “Atualmente, a principal causa de cirrose em todo o mundo são as hepatites virais. Estes testes ajudam a evitar que a infecção seja descoberta tardiamente, permitindo que medidas sejam tomadas para evitar complicações graves, como a cirrose e o câncer de fígado”.
Micaela de Camargo e Beatriz Silva, coordenadoras de higienização hospitalar da Onet, destacam a importância da ação para os colaboradores, que estavam ansiosos para realizar os exames. “Muitas vezes, em virtude da correria da vida, os cuidados com a própria saúde acabam ficando um pouco de lado. Através de iniciativas como essa, os colaboradores se sentem cuidados e valorizados, além de se sentirem integrados ao hospital. Ficamos muito felizes com a adesão e esperamos que mais ações de saúde possam acontecer futuramente”, finalizam.
Comentários