A Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalho da UNESP (CSST), em colaboração com a Seção Técnica de Saúde do câmpus de São José dos Campos e apoio do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB|Unesp), informa sobre o início das atividades do Programa Especial de Atenção à Saúde Mental dos Trabalhadores de Saúde da UNESP envolvidos com cuidados diretos de pacientes com Coronavírus (COVID-19).
O objetivo desse Programa é cuidar do estado de saúde mental dos trabalhadores de saúde de toda a Universidade envolvidos com cuidados diretos de pacientes com COVID-19 (suspeitos ou confirmados). Esses trabalhadores incluem todos os que compõem a cadeia assistencial a esses pacientes e seus familiares e, ainda, os que lidam com secreções e resíduos corporais: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de laboratório e de patologia, técnicos de exames complementares e de radio imagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, pessoal de limpeza, motoristas e outros que, em decorrência de seu rol de atividades desempenhadas, efetivamente tenham que entrar em contato direto com portadores da COVID-19 ou pessoas em investigação por suspeita de COVID-19.
O Programa será desenvolvido inicialmente através de telemedicina pela equipe de psiquiatras da CSST, por psiquiatras voluntários do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e por psicólogo da Seção Técnica de Saúde do câmpus de São José dos Campos. Em caso de necessidade, o atendimento por telemedicina será transferido para atendimento presencial.
Esses profissionais de saúde mental atenderão tanto a demanda espontânea dos servidores que sentirem a necessidade desse atendimento quanto os encaminhamentos feitos por supervisores e chefes que identificarem a necessidade em seus subordinados ou colegas (desde que estes aceitem o encaminhamento).
O contato para demanda de atendimento deve ser feito pelo e-mail saúdementalcovid19@unesp.br. Logo após o recebimento da solicitação de atendimento, um dos profissionais da equipe a entrará em contato com o solicitante para iniciar o atendimento inicial.
Todas as etapas de Programa estarão sujeitas aos procedimentos que asseguram a confidencialidade das informações, conforme a regulamentação da CSST.
Por Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB | Unesp
Comentários