Uso de sistemas de IA na medicina é tema de palestra no HCFMB

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras sobre Inteligência Artificial, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), por meio do seu Núcleo de Inteligência Artificial, realizou na última quarta-feira, 26, a palestra “Inteligência Artificial na Medicina – Uma overview sobre os LLM’s”.

Os LLMs (Large Language Models) são sistemas de inteligência artificial baseados em redes avançadas, treinados para processar e gerar texto de maneira altamente sofisticada. Esses modelos são capazes de compreender, interpretar e responder perguntas em linguagem natural, o que os torna ferramentas extremamente versáteis e promissoras para diversas áreas, incluindo a medicina.


O evento contou com a participação do integrante do Laboratório de Ciência de Dados e Análise Preditiva do DGAA, Iago Mathias Garcia, formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e com MBA em Data Science and Analytics pela USP- Esalq.

Em sua apresentação, Iago discursou sobre as várias maneiras que os LLMs podem ser usados na medicina, como melhorar o atendimento, a eficiência e a acessibilidade dos serviços de saúde. “Entre os usos mais comuns, os LLMs podem ser usados no auxílio ao diagnóstico, na educação e atualização médica, na pesquisa científica e até no preenchimento de relatórios e prontuários”, explica.

Realizado pela Superintendência do HCFMB, pelo Núcleo de Inteligência Artificial e pelo Núcleo
de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), a palestra destacou ao público presente que o uso de LLMs promete transformar a prática médica, tornando-a mais eficiente, acessível e centrada no paciente, demonstrando um enorme potencial para impactar positivamente a área da saúde como um todo.