Voluntários da Pastoral de Saúde Ecumênica do HCFMB passaram por treinamento

Na última quinta-feira, 23, a Pastoral de Saúde Ecumênica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligada ao Núcleo de Serviço Social da instituição, realizou um treinamento no Salão Nobre da FMB para recepcionar os novos voluntários e atualizar os conhecimentos dos que já participavam da Pastoral.

Ao todo, mais de 170 voluntários compareceram ao treinamento, que contou também com a presença de representantes da Capelania Hospitalar do HCFMB: Diácono Luiz Carlos dos Santos, da Igreja Católica, Pastor Sergio Henrique dos Santos e Samuel de Barros Ferreira, em nome das denominações protestantes. Os três líderes religiosos conduziram um momento de oração antes do início do treinamento.

Em sua fala, a coordenadora do Núcleo de Serviço Social do HCFMB, Lucelene de Barros Ramos, reforçou a missão do trabalho ecumênico no Hospital, que é trazer acolhimento e conforto a pacientes e familiares. Já a coordenadora da Pastoral, Ruth Maria da Silva, elencou as atividades inter-religiosas desenvolvidas no HCFMB.

As orientações sobre a segurança no ambiente hospitalar foram repassadas por Rafael Ramos de Almeida, coordenador do Núcleo de Segurança do HCFMB. Encerrando as falas, o Gerente de Relações Institucionais, Guto Albano, descreveu as campanhas que serão realizadas no Hospital e ressaltou a importância da participação dos voluntários nestas ações. “O trabalho de voluntariado da Pastoral é algo que transforma o dia dos nossos pacientes. Trazer essas pessoas para dentro do nosso Hospital é transformá-lo em um HCFMB acolhedor”, reiterou Guto.

O treinamento teve o apoio da Superintendência, das Gerências de Relações Institucionais e de Comunicação, Imprensa e Marketing, além do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.