Nos últimos dias 2 e 3 de setembro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi representado no II Encontro das Comissões Intra-hospitalares para Doação de Órgãos para Transplantes (CIHDOTTs) do Estado de SP, realizado na capital paulista.
Colaboradores da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Banco de Olhos, Centro Cirúrgico, Fisioterapia, Pronto-Socorro Referenciado, Psicologia, Serviço Social e UTIs Adulto e Pediátrico participaram do evento, que contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Dr. Jean Carlo Gorinchteyn. Durante as atividades, o HCFMB recebeu um reconhecimento pelos serviços prestados na área de doação de órgãos e tecidos para Transplantes.
Ao todo, 30 profissionais da região pertencente à OPO de Botucatu participaram do evento, incluindo as CIHDOTTs desta área (HCFMB, Unimed Botucatu, Hospital de Base de Bauru, Hospital Estadual de Bauru, Amaral Carvalho, Santa Casa e Unimed de Jaú), às quais a OPO oferece apoio e suporte no processo de doação de órgãos e de tecidos.
Marina Acosta Cleto, Enfermeira Coordenadora da OPO do HCFMB, reiterou a importância de encontros como esse no início do chamado Setembro Verde, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “Nosso objetivo principal é acolher e orientar as famílias no momento tão difícil que é a perda de um familiar e auxiliar na ressignificação desse óbito, oferecendo a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para confortar os familiares na perda e também promover qualidade de vida e esperança aos que aguardam na fila do transplante”.
Sobre a OPO do HCFMB
Coordenada pelo médico Dr. Laércio Stéfano, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) é responsável por organizar captações de órgãos e distribuições para transplantes em 51 municípios da região no âmbito da sua área de abrangência, e algumas vezes, até de outros estados.
Entre 2021 e 2022, foram disponibilizados para transplante 208 órgãos, sendo 115 rins, 59 fígados, 16 pulmões, 13 corações e 5 pâncreas.
Comentários