Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional em Saúde Mental do HCFMB celebra 20 anos de atuação

Uma manhã repleta de gratidão e valorização. No último sábado, 8, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) reuniu os profissionais do Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional em Saúde Mental para uma solenidade em comemoração aos seus 20 anos de atividades no Complexo HC.

Realizado no Salão Nobre da FMB, o evento foi organizado pela Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e marcou o encerramento das atividades da V Jornada de Psicologia Hospitalar, realizada nos dias 6 e 7 de outubro.

HCFMB realiza V Jornada de Psicologia Hospitalar – saiba mais!

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela violoncelista e maestrina da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB), Renata Ortiz de Villate e do trompetista da Orquestra André Andrade.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Superintendente do HCFMB; Dr. André Luis Balbi; pela Vice-Diretora da FMB, Profª Titular Jacqueline Costa Teixeira Caramori; pela Gerente Multiprofissional, Dr.ª Cristiane Lara Mendes Chiloff e pela Chefe do Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional em Saúde Mental, Vanessa Cristina Paduan Lozano.

Em sua fala, Vanessa destacou a importância do Serviço de Psicologia Hospitalar em sua formação e da união do grupo de psicólogos e terapeutas ocupacionais em prol da assistência. “Muitos são os desafios que nossa equipe enfrentou ao longo dos anos, com intensidade e comprometimento, e temos muitas expectativas para o futuro. É um grupo que merece muito comemorar a data de hoje e tenho muito orgulho de fazer parte dele”.

Já Cristiane Chiloff, que também é psicóloga, pontuou a valorização contínua das origens do Serviço e destacou o empenho de todos os seus integrantes, principalmente no período da pandemia da Covid-19. “Muitos profissionais agregaram seus esforços em prol da Psicologia no Hospital, desde a década de 1960, e lutaram para que o Serviço fosse uma realidade. Mesmo apenas com 20 anos, são estas raízes profundas que fortalecem o trabalho desempenhado pela equipe e agradeço a todos que construíram esta história”.

Representando a Direção da FMB, Prof.ª Jacqueline salientou que o evento, além de mostrar a importância do Serviço para a comunidade interna, também serve de reflexão sobre a trajetória percorrida. “É um orgulho vislumbrar estas duas décadas de história e ver o quão importante é este trabalho, principalmente no combate à pandemia e aos seus efeitos na vida de muitas pessoas. Valorizamos também a autonomia que o HC tem dado a este serviço e parabenizo a Superintendência pelo comprometimento com a equipe”

Dr. André agradeceu às pioneiras e às gestoras atuais do Serviço pela trajetória e desejou ainda mais crescimento para a área. “Quando falamos em 20 anos, pode ser um tempo longo ou curto, mas o que não se pode discutir é o crescimento expansivo do Serviço ao longo do tempo. É inegável a importância desta equipe no contexto da assistência multiprofissional ao paciente no Complexo HC”.

Homenagens

Durante o evento, foi exibida uma seleção de fotos com profissionais que fazem parte destas duas décadas de história. Algumas delas foram homenageadas na cerimônia: além de Cristiane Chiloff, as psicólogas e professoras aposentadas da FMB, Dr.ª Gimol Benzaquen Perosa e Dr.ª Ana Teresa de Abreu Ramos Cerqueira receberam uma placa de reconhecimento pelos anos de dedicação em prol do Serviço. A psicóloga aposentada Gisele Aparecida Godoy Merlin, também homenageada, não pode comparecer ao evento, sendo representada por Vanessa Lozano, Chefe do Serviço. As pioneiras Clarissa Cabianca Ramos, Regina Célia Calille e Vânia Lúcia Novello também foram citadas.

Após os depoimentos de algumas servidoras sobre a importância do Serviço em suas vidas pessoais e profissionais, as atividades do evento foram finalizadas com o descerramento de uma placa comemorativa e o plantio de uma árvore no jardim próximo ao Departamento de Gestão de Pessoas do HCFMB.

Histórico do Serviço

Em outubro de 2002 foi criado, por intermédio dos docentes do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB junto à Superintendência do HCFMB, o Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital das Clínicas, com a contratação das 4 primeiras psicólogas, sem vínculo com a docência da FMB.

Em 2008, foi contratada a primeira Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental pelo HCFMB, que passou a fazer parte do grupo, sendo então chamado de Serviço de Psicologia e Terapia Ocupacional em Saúde Mental.

Nos anos de 2009 e 2012, novas psicólogas foram contratadas, ampliando o grupo e, após a autarquização, o serviço foi estendido de maneira significativa. Atualmente, o Serviço conta com 22 Psicólogos e 3 Terapeutas Ocupacionais, que prestam assistência em todo o Complexo HC.