Na última terça-feira, 16, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu colaboradoras da Santa Casa de Jahu para trocar experiências com diversos setores da instituição.
Em um primeiro momento, as visitantes foram recepcionadas pela Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão; pela coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Juliana da Silva Oliveira; pela coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente e Hospital Sentinela, Márcia Cercal Fernandes; pela assistente técnica Tatiane B. R. Benvenutto e pelos enfermeiros Luiz Alberto de Sousa Morais e Simone Fernanda Gonçalves. Já a Santa Casa foi representada pelas enfermeiras Cristiane Ferrari Machado, Debora Fernanda Cardoso Fornaroli Bertolotte e Liliana da Silva Godoy Cardoso (educação continuada).
Durante a reunião, as colaboradoras puderam conhecer documentos, processos e indicadores relacionados à Qualidade e à Segurança do Paciente. “Como a instituição visitante está em fase de implantação do Núcleo de Gestão da Qualidade, pudemos passar um pouco da nossa experiência e como são realizados os trabalhos de mapeamento de processo, de assessoria na confecção de documentos, de coleta de indicadores, de pesquisa de satisfação dos pacientes, entre outros”, afirma Juliana.
A visita técnica foi organizada pelo Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), área que os visitantes também puderam conhecer e tirar dúvidas sobre as práticas de desenvolvimento dos colaboradores, com os servidores do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE). Encerrando a visita, houve uma troca de experiências sobre o funcionamento da Comissão de Curativos do HCFMB, representada por sua presidente, a enfermeira Andreia Cristina Yauch.
Patrícia Frazão reforça a importância do compartilhamento de experiências com outras instituições de saúde, visto que a Santa Casa de Jahu está se preparando para se submeter ao processo para a concessão do título de Hospital de Ensino. “Esta é uma oportunidade muito importante de passarmos nossos acertos e desafios e de contribuir para que mais instituições de nossa região elevem seu grau de excelência”, finaliza.
Comentários