HCFMB implanta novos softwares que agregam agilidade, transparência e eficiência em serviços e exames

Com o objetivo de agilizar a análise de exames, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou softwares que viabilizam melhor acesso, qualidade e otimização de trabalho aos médicos e pacientes do complexo hospitalar.

A ferramenta chamada Korus permite aos médicos radiologistas emitir laudos à distância. Em funcionamento desde março, ela “concede aos nossos especialistas cadastrados a possibilidade de analisar exames remotamente, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de espera para os resultados”, explica o médico Alessandro Lia Mondelli, Gerente de Exames Diagnósticos e Terapêuticos do HCFMB.

Na prática, quando um exame é feito (raio-x, ultrassonografia, ressonância magnética), o laudo é inserido no software, que pode ser acessado pela equipe médica em outros computadores situados em diferentes setores do HCFMB. Com o Korus, há maior eficiência operacional, redução de custos, aumento da satisfação do paciente, além de possibilitar uma melhor gestão dos recursos humanos, garantindo que os radiologistas possam atender a uma maior demanda de forma mais flexível e ágil.

 “Entendo que a instituição adquire com essa ferramenta maior flexibilidade para trabalhar na gestão dos laudos, sendo possível um controle mais apurado por parte do gestor do setor executante e do médico radiologista que faz o laudo”, afirma Ricardo Aparecido Lopes, Gerente de Tecnologia da Informação da Gerência de Tecnologia de Informação (CIMED), vinculado ao Departamento de Infraestrutura Hospitalar do HCFMB.

Plataforma Korus

Click Vita

Conhecido por click vita, a nova ferramenta de entrega de exames é uma inovação necessária para facilitar a vida do paciente. Com o novo sistema, o paciente não precisa mais trazer uma mídia (CD ou DVD virgem) para gravação do seu exame, sendo possível ter acesso pela internet com toda segurança e comodidade.

“Para os pacientes, isso significa acesso mais rápido a resultados de exames, o que pode levar a diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes”, ressalta Mondelli.

Ambos os softwares receberam revisão e acompanhamento da equipe do CIMED para implantação, que ocorreu em março.