Nesta segunda-feira, 9 de setembro, o Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI/DAM) celebrou 20 anos de atuação, com uma assistência humanizada e multiprofissional às pessoas que vivem com HIV/Aids, hepatites crônicas pelos vírus B e C, e aquelas com infecção pelo HTLV I/II. São também atendidos indivíduos vítimas de acidentes ocupacionais (perfurocortantes ou outros com material biológico), de violência sexual e de exposição sexual consentida que caracterizem risco biológico de transmissão de infecções causadas pelos agentes etiológicos citados acima.
Além dos convidados e colaboradores presentes, o evento contou com a participação de autoridades importantes para a história do SAEI-DAM, como Antonio Rugolo Junior, diretor presidente da Famesp; Trajano Sardenberg, vice-diretor presidente da Famesp; Sidnei Lastória, superintendente administrativo da Famesp; Carlos Magno Fortaleza, diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB); José Carlos Souza Trindade Filho, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB); Rinaldo Pôncio Mendes, docente do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais da FMB e coordenador do Grupo de Pesquisa em Micoses Sistêmicas da FMB; Lenice do Rosário de Souza, diretora técnica do SAEI-DAM; e Alexandre Naime Barbosa, diretor de assistência do SAEI-DAM.
SAEI-DAM: um sonho realizado
Lenice do Rosário de Souza, diretora técnica do SAEI-DAM, recorda como foram os primeiros atendimentos realizados no antigo Hospital Dia, hoje denominado Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Prof. Domingos Alves Meira”, em reconhecimento ao seu idealizador, o médico infectologista e professor emérito da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), responsável por dar início à trajetória celebrada na cerimônia.
“Em dias de comemoração, é momento de agradecimentos: em primeiro lugar, aos pacientes que confiam suas doenças e, muitas vezes, suas vidas a nós e ao serviço; à Famesp, pelo apoio de sempre; ao meu amigo, professor Alexandre Naime Barbosa, obrigada pela parceria; e não às menos parceiras, Karina, Vânia, Milena e Gabriela, respectivamente enfermeira, farmacêutica, nutricionista e secretária, grandes colaboradoras da minha gestão, a quem agradeço imensamente. Às demais colaboradoras da equipe multiprofissional, atuais e antigas, obrigada pelas ações individuais e coletivas, cada uma dentro de sua especialidade, que fazem a diferença na vida dos pacientes; e a todos os demais colaboradores que, sem eles, não seria possível acontecer e manter o funcionamento do SAEI”, enfatizou Dra. Lenice.
Projetado pela arquiteta Raquel Carneiro, a estrutura do Serviço segue o único pedido do Dr. Domingos Alves Meira: um prédio com telhado vermelho e com grama em volta. Com essa solicitação, professor Meira gostaria de passar para os pacientes a sensação de estarem em uma casa de campo. “Sem dúvida, o espaço oferece e sempre ofereceu conforto e bem-estar aos pacientes, com um atendimento especializado e humanizado, garantindo maior adesão ao tratamento. O serviço tornou-se então um centro de excelência e referência regional”, afirmou a homenageada.
20 anos de história, superação e muitos avanços
Em seu primeiro semestre de atividades, o antigo Hospital Dia havia realizado 3.276 consultas. Hoje, o SAEI-DAM, uma unidade própria da Famesp, realiza mais de 21 mil consultas ambulatoriais por ano. Só em 2023, foram 26 ambulatórios realizados por semana, atuando em uma área de, aproximadamente, 68 municípios.
Ao apresentar os avanços no tratamento de HIV/Aids e o crescimento do Serviço ao longo de 20 anos, Alexandre Naime Barbosa, diretor de assistência do SAEI-DAM, afirmou que no âmbito de assistência, ensino, pesquisa e extensão, o Serviço atua com muita eficácia. “É um momento muito emocionante estar aqui com as pessoas que fizeram parte desta história. Desde 2004 é assim: o SAEI oferece um atendimento à saúde multiprofissional e interdisciplinar, de forma humanizada”, afirmou Alexandre Naime.
Não é possível falar da história do SAEI-DAM sem mencionar a jornada dos pacientes que construíram essa trajetória ao lado dos profissionais do Serviço. Manoel Conde de Oliveira, um dos muitos pacientes que teve sua vida transformada, compartilhou seu relato sobre como encontrou no SAEI-DAM a oportunidade de recomeçar após o diagnóstico. “No bloco, profissionais dedicados nos acolhiam, nos permitiam sermos fracos, inseguros e com medo do dia seguinte”, compartilha Manoel.
“O dia de hoje me faz lembrar do saudoso Dr Meira, que sempre que tinha oportunidade, e eu fui feliz, pois foram muitas, nos relatava sobre os seus projetos, a sua ambição em construir um local onde o acolhimento e atendimento seriam de primeira linha. Olhando, desfrutando e fazendo parte do SAEI-DAM, me faz lembrar e pensar em pessoas que não se amedrontaram pelo risco da contaminação, e lutaram bravamente para chegarmos onde estamos hoje”, afirmou Manoel, parabenizando a equipe da SAEI-DAM por todo acolhimento que lhe ofereceram.
“Hoje, temos boas instalações, profissionais de diversas áreas com foco em nós, pacientes. Aqui, digo por mim, não sou um número de prontuário, mas um ser humano, que recebo com respeito, profissionalismo, dedicação e acolhimento todo o suporte necessário para se ter uma boa qualidade de vida, aprendendo a conviver com a doença”, encerrou sua homenagem, emocionado.
Ao longo dos 20 anos, muitos docentes e discentes da FMB e do HCFMB escreveram capítulos importantes na história do SAEI-DAM. Carlos Magno Fortaleza, diretor da FMB, destaca o amor dos profissionais envolvidos no Serviço. “Quando eu olho para o rosto de cada um aqui, uma equipe multiprofissional, cujos membros estavam e estão aqui, eu vejo exatamente como estão orgulhosos de trabalharem neste lugar. Então, espero que eu ainda esteja na ativa na comemoração dos 40 e 50 anos”, concluiu.
José Carlos Souza Trindade Filho, superintendente do HCFMB, compartilhou a alegria de ver o sonho do professor Meira realizado com o SAEI-DAM, parabenizando o trabalho exemplar do Serviço, destacando a dedicação dos profissionais e o suporte da Famesp. “É um trabalho conjunto. A Famesp tem uma atuação importante nessa história quando dá um suporte técnico para exames, estrutura de laboratórios e medicamentos, e a parte administrativa; a FMB com a experiência dos professores e pesquisas realizadas, e os funcionários que se dedicam com todo o coração ao trabalho!”, afirmou o dirigente.
Em nome da Famesp, o diretor-presidente, Antonio Rugolo Junior, relembrou os primeiros diálogos com o professor. Meira sobre o sonho de criar um espaço especializado no tratamento de pacientes com doenças infecciosas. Durante seu discurso, ele também parabenizou os profissionais que contribuíram para o marco dos 20 anos de trajetória.
Homenagem
Em reconhecimento à dedicação ao SAEI-DAM ao longo dos anos, Lenice foi homenageada com depoimentos de pessoas importantes que fizeram parte da sua trajetória no SAE-DAM, destacando sua contribuição para o Serviço. Em vídeo, Milena Mantovani, nutricionista e atual coordenadora do SAEI-DAM; Priscila Tamarozzi Julião de Souza Angélla, psicóloga do SAEI-DAM de 2004 a 2019; Maria José Fontes, assistente social aposentada da Unesp de 1987 a 2012; Karina Alves de Oliveira, enfermeira responsável técnica do SAEI/DAM desde 2004 e Douglas Otomo Duarte, médico residente de infectologia da FMB relembraram momentos inesquecíveis e enviaram uma calorosa mensagem de parabenização.
Ao final do evento, ocorreu o descerramento da placa comemorativa dos 20 anos do SAEI-DAM, juntamente com o quadro em homenagem à professora Lenice, que agora ficará eternizada na parede do Serviço, ao lado do professor Meira.
Texto e fotos: Milena Simoneti/Vias Digitais Comunicação
Comentários