O programa de Capacitação em Gestão Financeira e Faturamento no SUS e Saúde Suplementar foi iniciado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) na última sexta, 7. Realizado pela Superintendência, através da Gerência de Planejamento, do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento (NUCADE) do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB, o treinamento tem a mentoria do especialista em saúde da Universidade de São Paulo (USP) e professor da FGV-SP, Enio Jorge Salu.
A gestora do Núcleo de Saúde Suplementar do HCFMB, Silvia Helena Meneghin, afirma que a relevância desse treinamento está pautada na conscientização do uso racional dos recursos materiais, do faturamento correto dos procedimentos realizados e novas oportunidades de financiamento. “Os hospitais são empresas complexas com dificuldade no gerenciamento de informações e processos. O faturamento é o coração do hospital, em que toda a produção é transformada em moeda corrente, que financia a assistência e o ensino. Estou muito satisfeita em poder contribuir com este trabalho”, diz.
Os temas abordados serão maximização de faturamento e redução de glosas por meio de estratégias eficazes, principais modelos de financiamento da saúde pública, melhores práticas de gestão de contratos e auditoria de contas, além de oficinas práticas para discussão de melhores práticas e propostas de melhorias para o HCFMB, garantindo um impacto positivo também no cuidado aos pacientes. O programa terá duração até abril de 2025 e abrange um público multiprofissional.
“O programa foi cuidadosamente estruturado para aprimorar conhecimentos, fortalecer práticas de gestão de recursos hospitalares e captação de novos recursos financeiros, além de promover resultados eficientes e sustentáveis, envolvendo as equipes de toda a cadeia de produção de informação para o faturamento de contas hospitalares, em um projeto de melhoria contínua. A experiência do Prof. Enio nos mostra que esses caminhos são possíveis de serem trilhados. Tudo isso contribui para um HCFMB cada vez mais sólido e inovador”, finaliza a Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Frazão.
![](https://jornal.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2025/02/capacitacao-1024x576.jpeg)
Comentários