Médico do TRR do HCFMB participa de tradução de importante obra sobre formação do sistema de resposta rápida

Médico Danilo Martins ofereceu uma camisa do TRR do HCFMB ao médico e pesquisador australiano Daryl Jones, referência mundial na área, à época da capacitação

Com a participação do médico Danilo Martins, do Time de Resposta Rápida (TRR) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), o livro “Manejo de pacientes em deterioração clínica”, do médico e pesquisador australiano Daryl Jones, foi traduzido para o português.

A obra é um manual digital gratuito, de acesso aberto e livre, que permite o estudo do tema “deterioração clínica de pacientes” e traz um entendimento sobre como se dá a formação de um Sistema de Resposta Rápida.

“O livro traz uma perspectiva muito interessante de quais os passos e desafios da criação de um Time de Resposta Rápida, bem como quais alternativas para eventuais problemas. O mais interessante é que o conteúdo é gratuito”, lembra Danilo.

A ideia de se traduzir a obra surgiu do próprio autor do livro, médico e pesquisador australiano e chefe do Sistema de Resposta Rápida do Austin Health Hospital, localizado em Melbourne, Austrália.

“O Daryl foi meu orientador durante uma capacitação que realizei entre agosto e outubro de 2024. Até aquele momento, o livro possuía uma versão em espanhol e outra em japonês. A ideia de traduzir para o português veio em um bom momento, pois, além de mim, havia a Larissa Bianchini, médica brasileira fazendo estágio no mesmo período, e o chefe de serviço Ary Serpa Neto, médico brasileiro, o qual já está na Austrália há alguns anos. Com a presença de muitos brasileiros, foi mais fácil de montar uma equipe para traduzir”, frisa Danilo.

Para ter acesso ao livro, acesse: rrthandbook.org

Capacitação na Austrália

Aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação de Fisiopatologia em Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB\Unesp), Danilo conta que a oportunidade da capacitação surgiu a partir do programa de internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), chamado de CAPES-PrInt, que oferece bolsas de estudos para alunos de pós-graduação e docentes realizarem estágios fora do país como, por exemplo, capacitações e doutorados sanduíche.

“Essa oportunidade devo a Disciplina de Clínica Médica e ao TRR do HCFMB, sobretudo a figura dos professores Paula Gaiolla, Leonardo Zornoff e Edson Luiz Favero Junior. Vale mencionar ainda o apoio da CAPES e do Programa de Pós Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica”, finaliza Danilo.