Alunos do Colégio Santa Marcelina visitam o HCFMB

Na última quarta-feira, 15, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Santa Marcelina de Botucatu, acompanhados da orientadora educacional Camila Pimentel de Almeida Rossi, realizaram uma visita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Esta visita foi uma retribuição ao gesto de solidariedade do Colégio, realizado no ano passado, em prol à campanha Ilumina HC. Os alunos foram recebidos no Anfiteatro da Patologia, onde assistiram ao vídeo institucional do Hospital, além do relato de diversos servidores sobre suas principais atividades desempenhadas na instituição, mostrando as diversas profissões que contribuem para o funcionamento do HC.

A Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dr.ª Érika Ortolan, destacou o Ilumina HC como um projeto de humanização e integração entre o Hospital e a comunidade. “Vocês são os ‘embaixadores’ deste projeto e, neste sentido, o nosso objetivo é que vocês conheçam um pouco do HC e da nossa rotina. Além da troca da iluminação do HC, o sentido desta campanha é ‘iluminar’ vidas já que, em uma visita, podemos fazer a diferença na decisão profissional de muitas pessoas, pois todas as profissões cabem aqui”, afirmou.

De acordo com a orientadora Camila, a visita é importante para a formação dos alunos enquanto cidadãos e no processo de escolha profissional que eles vivenciam. “Os alunos conheceram a importância do Hospital para a nossa cidade e região e as profissões envolvidas no seu funcionamento, além de se informar sobre as pesquisas feitas aqui. Agradeço a receptividade de todos”, disse.

Os alunos foram divididos em três grupos e puderam conferir detalhes do trabalho da Unidade de Pesquisa Experimental (Unipex), do Hemocentro e do Departamento de Patologia além de, juntos, acompanharem uma apresentação de membros do Time de Resposta Rápida (TRR) do HCFMB no Laboratório de Habilidades, onde aprenderam a fazer uma reanimação cardiopulmonar (RCP) no ritmo da música “Marcha Imperial”, tema da série de filmes “Star Wars – Guerra nas Estrelas”.

A estudante Rafaela de Souza Marino, de 16 anos, está na dúvida entre os cursos de Direito e Medicina e, para ela, esta visita é importante para ajudá-la nesta decisão. “A visita é muito boa para nossa escolha de carreira profissional, pois muitos têm dúvida sobre que curso prestar. Além disso, o Hospital nos ajuda a ver um lado mais emocional da vida. Esta instituição é uma referência para mim, pois faço acompanhamento com médicos daqui e, se pudesse, eu faria esta visita de novo com certeza”, concluiu.

A visita foi organizada pelos seguintes setores: Departamento de Assistência à Saúde e suas gerências (Gerência Médica, Gerência de Enfermagem; Gerência Multiprofissional; Gerência de Exames Diagnósticos e Terapêuticos; Gerência de Relacionamento com a Rede Externa de Saúde), Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), Hemocentro, Departamento de Patologia, Unipex, TRR, Laboratório de Habilidades, Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) e Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing.

Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB