A Diretoria de Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é parte fundamental da segunda maior instituição SUS do Estado. Atua na proteção, na recuperação e principalmente na preservação da saúde do paciente, planejando e avaliando as atividades nas diversas áreas sob sua coordenação. Estas ações têm como objetivo refletir em diversos setores, estimulando o crescimento do Hospital.
Nos últimos cinco anos, sob a gestão da Profª. Titular Erika Ortolan, a Diretoria de Assistência do HCFMB foi destaque em inúmeros cenários da gestão hospitalar. Neste mês de agosto, assume seu lugar a Profª. Titular Silke Weber, que continua como Diretora do Hospital Estadual Botucatu (HEBo). “Minha intenção é dar continuidade ao trabalho já iniciado pela Dra. Erika, sempre pensando em uma assistência digna e de qualidade ao paciente, com base na nossa integração e alinhada à Superintendência, sempre tomando as melhores condutas”, disse.
Ilumina HC
No início de sua gestão, em 2017, a Diretoria de Assistência idealizou a campanha Ilumina HC, com o objetivo de reduzir o consumo de energia no hospital com a substituição da iluminação por lâmpadas de led. A primeira edição do Ilumina HC atingiu seu objetivo, economizando um valor mensal em torno de R$ 140 mil reais, cerca de R$ 1,6 milhão ao ano. A redução deste valor foi repassada ao custeio de importantes atendimentos e procedimentos realizados no HCFMB. O Ilumina HC continuou e em 2021, completou sua quinta edição.
Administração e humanização
Em seguida, a Diretoria de Assistência foi responsável pela criação de diversos planos, primordiais para o planejamento e organização das ações assistenciais, como a implantação do Time de Resposta Rápida (TRR) do HCFMB, criado em 2018 para atuar no atendimento emergencial e clínico em todo o Câmpus; a ampliação do Serviço de Odontologia Hospitalar, a aquisição de novos aparelhos de ultrassom neonatal e a implantação da Comissão de Altas, com o objetivo de delinear o perfil assistencial que o HCFMB representa no âmbito SUS para otimizar a oferta de vagas.
O combate à pandemia
Nesse período, as ações desenvolvidas pela Diretoria de Assistência no HCFMB foram de extrema importância no enfrentamento à pandemia da Covid19. Prevendo uma possível falta de insumos, foi lançada a campanha “Sem luta, não há vitória”, com o intuito de arrecadar materiais essenciais para profissionais da saúde que estavam 24 horas na linha de frente do HC no combate ao coronavírus.
O TRR e a Comissão de Altas tiveram papel fundamental no atendimento do HCFMB, considerado hospital referência para casos graves da Covid19 no estado: o TRR atuou na linha de frente nos atendimentos mais graves, realizando a maioria das intubações de pacientes com COVID, especialmente no Pronto-Socorro Referenciado (PSR) e nas enfermarias; enquanto a Comissão de Altas, com apoio integral do Núcleo Interno de Regulação (NIR), ajudou no fluxo de leitos e na regulação de casos de toda a região de abrangência do Hospital, por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), além da organização de fluxo dos pacientes internados no HC ou no Pronto-Socorro Adulto (PSA) que necessitavam de leitos de terapia intensiva.
Também em 2020, a Diretoria de Assistência lançou uma medida preventiva inédita, com o intuito de enfrentar a epidemia do COVID-19 de modo ainda mais eficaz: um teste de rastreamento interno de portadores de Covid-19 por meio da saliva. O objetivo foi aumentar a segurança de pacientes e servidores que estavam dentro do complexo do HC naquele momento, permitindo a rápida identificação e isolamento dos possíveis infectados para que o impacto da pandemia fosse reduzido ao máximo, pelo menos no âmbito hospitalar.
Reconhecido nacionalmente, o Programa de Controle Interno da COVID-19, foi baseado em estudos científicos que priorizavam dois pilares essenciais no controle da pandemia: a declaração de sintomas do COVID-19 e o rastreamento para detecção de possíveis infectados em assintomáticos, o chamado “pool de saliva”.
Dra. Erika Ortolan explica que o Programa de Controle da COVID-19 no HCFMB teve participação de uma equipe multiprofissional. “Foi uma medida de segurança pública, que ainda está ativa e que minimiza os riscos de infecção por COVID-19 no Complexo HCFMB, além de destacar o Hospital em mais uma ação não só preventiva, mas de humanização.”
Destaque na humanização no Centro Cirúrgico do HCFMB, foi lançado o Projeto Treina Dragão, que utiliza óculos de realidade virtual para tranquilizar as crianças que entram na sala de operação, amenizando o medo e a ansiedade dos pequenos pacientes que precisam passar por procedimentos que exijam sedação.
A assistência do HCFMB evoluiu muito ao longo dos anos. “Nossa marca sempre foi buscar o melhor atendimento, com a integração entre a equipe médica e a equipe de enfermagem. Tenho muito orgulho de todo o trabalho desenvolvido e agradeço muito pela oportunidade”, afirma Dra. Erika.
O Superintendente do HCFMB, Professor Titular André Balbi, destaca a gestão da Diretoria de Assistência nesse período. “Tenho certeza de que tivemos e teremos uma excelente gestão da Diretoria de Assistência neste Hospital. Agradeço à Erika pela dedicação e parceria estes anos, tempo em que trabalhou muito para que o HCFMB consolidasse sua referência em promoção a saúde. Seguiremos neste caminho, acredito com muita confiança que estamos realizando uma transição natural, que estimulará ainda mais o crescimento do Hospital”, finalizou.
Sobre a nova Diretora de Assistência do HCFMB, Profª. Titular Silke Weber
Silke Anna Theresa Weber é médica otorrinolaringologista. É Diretora do Hospital Botucatu (HEBo) e atua como coordenadora do Laboratório de Diagnóstico e Tratamento dos Distúrbios Respiratórios do Sono.
É professora do Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) desde 1997, e coordena o Escritório de Internacionalização local da FMB desde 2009.
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