CRIE promove evento de Atualização em Imunização

Na manhã de 28 de novembro, o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE) e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizaram um evento de Atualização em Imunização, para profissionais de saúde do Hospital e representantes dos municípios pertencentes aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) das regiões de Bauru e Botucatu.

Ivana apresentou o trabalho do CRIE aos presentes

Iniciando as atividades, a Supervisora de Enfermagem do CRIE/NHE, Ivana Gonçalves, descreveu, entre outros assuntos, o trabalho realizado pelo CRIE, seus objetivos, atribuições e o fluxo de atendimento das demandas externas, além de destacar o crescente interesse dos 74 municípios que compõe os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), ao longo dos anos, pelos imunobiológicos fornecidos pelo CRIE.

“As atividades realizadas pelo CRIE cresceram ao longo dos anos. O número de atendimentos duplicou em relação ao ano de 2013, bem como em relação ao atendimento da população que eventualmente é acometida ou tem suspeitas de reação vacinal. Em nome da coordenação, agradeço à Superintendência do Hospital das Clínicas pelo incentivo”, afirmou.

Posteriormente, a condução das atividades ficou a cargo da Diretora Técnica da Divisão Estadual de Imunizações, Dr.ª Helena Keiko Sato, que esclareceu os presentes sobre o cenário epidemiológico das doenças imunopreveníveis (desde a década de 1970 até hoje), as vacinas de rotina e como é elaborado o calendário de vacinação, além de informar sobre a condução da intensificação da vacinação da Febre Amarela e os demais desafios que enfrentam. “Quero agradecer a todos os GVEs e o CRIE que estão envolvidos neste evento, pois eles são o carro-chefe deste trabalho”.

A Diretora Técnica da Divisão Estadual de Imunizações, Dr.ª Helena Keiko Sato, esteve presente na atualização

Os participantes da atualização puderam também tirar dúvidas e esclarecer pontos relevantes sobre o trabalho do CRIE no HCFMB e sobre o tema proposto. “Eventos como esse são importantes para a região, pois proporciona educação continuada e integração dos profissionais”, relata a Coordenadora do CRIE/NHE, Dr.ª Ilda de Godoy.