Curso Avançado de Endoscopia Terapêutica é finalizado no HC

Nos dias 19 e 20 de outubro, o curso avançado de Endoscopia Terapêutica teve seu quarto módulo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), com o tema “Principais Urgências / Emergências no Plantão de Endoscopia Digestiva”.

O curso é organizado pelo Serviço de Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB e tem o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), do Centro de Informática Médica (CIMED) do HC, da Diretoria Técnica de Informática (DTI) da FMB e de empresas parceiras.

Este módulo contou com a presença do Dr. Dalton Marques Chaves, assistente do Serviço de Endoscopia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), que parabenizou a iniciativa. “A perspectiva neste módulo é mostrar alguns casos de emergência, com procedimentos transmitidos ao vivo. É fundamental ter pessoas que tem entusiasmo e vontade de se aperfeiçoar, pois assim o serviço cresce, a medicina se desenvolve e traz benefícios à população”, afirmou.

O curso abordou os seguintes temas: “Manejo Endoscópico na HDA não varicosa”; “Conduta na HDB”; “Retirada de corpo estranho” e “Ingestão de Cáusticos”. Participaram também deste módulo os médicos do HC Dr. Talles Bazea Lima, Dr. Pedro Luiz Toledo Arruda Lourenção, Dr. Giovanni Faria Silva e Dr. Alecsandro Moreira. A Diretora do Departamento de Assistência à Saúde, Dr.ª Érika Ortolan, também moderou uma das mesas-redondas.

Na manhã do sábado, houve a apresentação de casos clínicos, transmitidos em tempo real para o Auditório do Hemocentro. Os procedimentos foram realizados pelo Dr. Giovanni Faria Silva. O objetivo foi mostrar o manejo do endoscópio nas varizes esofágicas, demonstrar o uso do balão de Sengstaken-Blakmore, além da realização de ligadura elástica de varizes esofágicas.

O responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira, apresentou uma aula sobre “Profilaxia Primária e Secundária com Cianocrilato nas Varizes Gástricas” e “Realização de Injetoterapia de Cianocrilato em Varizes Gástricas”. Finalizando o evento, o Dr. Alecssandro Moreira falou sobre “Manejo nas Ectasias Vasculares Gástricas e Duodenais” e também sobre a “Realização de Termocoagulação com Plasma de Argônio e Probe”.

Dr. Cássio fez um balanço sobre o curso deste ano. “Foi muito gratificante, pois trouxemos endoscopistas renomados, propiciando novos conhecimentos e novas terapias que podemos futuramente realizar aqui. A perspectiva é continuar com estes eventos anualmente, com o objetivo de beneficiar os pacientes do Hospital”, finalizou.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB e Juliana Pinheiro – 4toques Comunicação