Nesta última sexta-feira, 3, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) foi palco da cerimônia de transmissão de cargo Superintendente do Prof. Titular Dr. André Balbi ao Prof. Dr. José Carlos Souza Trindade Filho (Zeca), nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas no dia 7 de fevereiro.
O evento reuniu representantes do Poder Público Estadual e Municipal, da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), docentes, gestores e colaboradores da FMB, do HCFMB e da Famesp, além de amigos e familiares.
A mesa diretora foi composta pelas seguintes autoridades: Dr. Sérgio Okane, Secretário Executivo de Estado da Saúde de São Paulo, representando o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Eleuses Paiva, e o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas; a Diretora da FMB/Unesp, Prof.ª Associada Maria Cristina Pereira Lima; o Reitor da Unesp, Dr. Pasqual Barretti; o Deputado Federal Rodrigo Gambale; o Prefeito Municipal, Mário Pardini; o Presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Vaz de Almeida; o Diretor da Famesp, Dr. Antonio Rugolo Junior e o Superintendente cessante do HCFMB, Dr. André Balbi.
Durante a cerimônia, Dr. Zeca Trindade homenageou Dr. André Balbi entregando o crachá celebrativo de Pioneiro do HC, além de uma placa de homenagem que destaca sua trajetória de gestão do HCFMB.
Em seu discurso, Balbi falou sobre os seis anos no comando do HCFMB e enalteceu as parcerias realizadas neste período. “Durante o nosso mandato, nos três anos iniciais, conseguimos fazer o HC pertencer aos seus servidores e chamá-lo de “gigante que não dorme”, pela sua importância e sua capacidade de atendimento praticamente ilimitada. Os anos seguintes foram marcados pelo inesperado, inacreditável e longo período da pandemia. Este cenário dificultou o crescimento que havíamos planejado. Mesmo assim, avançamos muito em vários sentidos a partir de uma necessária e essencial organização interna de gestão”.
“Quem vive o HC e no HC sabe das grandes conquistas que tivemos. Não tenho dúvidas, Zeca, que você fará uma grande gestão, pois além de competente, você está acompanhado de pessoas que nos ajudam muito, como o Dr. João Henrique, meu diretor financeiro e agora seu chefe de gabinete. Temos condições de fazer deste HC aquilo que imaginamos e o que ele merece. Um grande hospital público, eficiente, organizado, humanizado, acolhedor e solidário. Tarefa cumprida, ciclo fechado. Muito, muito obrigado à todos”, encerrou André Balbi, emocionado, sob salva de palmas.
O evento contou com os atos formais para a transmissão de cargo, como a leitura da ata e a entrega da regulamentação do Hospital das Clínicas ao novo Superintendente.
O novo superintendente discursou sobre a honra de assumir o HCFMB. “Neste ato de transição do comando da Superintendência, confirmo a importância e o reconhecimento deste hospital como uma casa de ensino, pesquisa e assistência de qualidade, não só para a região da DRS VI, mas para todo este Brasil, pelos que aqui aportam dos diferentes estados à procura de educação ou assistência de excelência. Tenham certeza de que esse gesto sinaliza que estamos no caminho certo e fortalecerá a nossa comunidade para perseverarmos na nossa missão, que é entregar um atendimento com equidade, qualidade e eficiência”, afirmou Dr. Zeca.
“Hoje recebo o bastão do Prof. André Balbi, cuja saudação sem precedentes neste auditório confirma o dinamismo, a transparência, a capacidade de inovação e adaptação a uma nova realidade durante a pandemia da Covid, nunca antes vivida por um gestor. Neste momento, se inicia uma nova gestão participativa, transparente; integrada e humanizada que contribuirá incansavelmente para sedimentação da regularização dos diversos níveis de assistência. Obrigado pela confiança”, finalizou o Superintendente.
Dr. Sérgio Okane, Secretário Executivo de Estado da Saúde, finalizou a cerimônia elogiando e agradecendo Dr. André Balbi pela caminhada de sucesso em prol ao SUS e parabenizando Dr. Zeca Trindade pelo grande desafio de dirigir a autarquia estadual. “Gostaria, em nome do Governo do Estado de São Paulo, afirmar aqui a relevância do HCFMB, que não é só a maior unidade pública de saúde vinculada ao SUS do interior do Estado, mas um centro de excelência na área de ensino e pesquisa. A Secretaria de Estado da Saúde e o Governo do Estado têm grande prazer de poder contar com um profissional como Zeca Trindade, que tenho certeza que somará esforços conosco à frente da Superintendência do HCFMB”.
O evento contou com a participação de instrumentistas da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB) e foi organizado pela Gerência de Relações Institucionais, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing e pelo Núcleo de Capacitação, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal (NUCADE) e Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) do HCFMB.
Fotos: Eliete Soares
Comentários