Representantes do LabData do HCFMB visitam Laboratório de Big Data e Análise Preditiva, da USP

Da direita para a esquerda: Lucas Frederico Arantes (DGAA); Dr. Luís Gustavo Modelli de Andrade , Coordenador do LabData do HCFMB; Alexandre Chiavegatto Filho, Coordenador do LABDAPS da Faculdade de Saúde Pública da USP; Ednaldo Vetorato, do CIMED do HCFMB

O Coordenador do Laboratório de Ciências de Dados (LabData) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Dr. Luís Gustavo Modelli de Andrade, visitou, em fevereiro, a sede do Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (LABDAPS) da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele esteve acompanhado dos membros do LabData do HCFMB Lucas Frederico Arantes, do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e Ednaldo Vetorato, do Centro de Informática Médica (CIMED).

A visita teve, como objetivo, conhecer a estrutura, os procedimentos operacionais do Laboratório da USP e a troca de experiências entre os grupos. Quem apresentou o equipamento público para os representantes do HCFMB foi o professor Alexandre Chiavegatto Filho, líder do LABDAPS.

Fundado no início de 2017, o LABDAPS visa desenvolver pesquisas que auxiliem na melhoria da atenção à saúde no Brasil. Os pesquisadores trabalham na aplicação e no desenvolvimento de métodos de inteligência artificial (machine learning), com a finalidade de abordar importantes problemas da área da saúde, como a análise de impacto de políticas públicas de saúde, a melhoria da qualidade da informação de saúde e a predição da ocorrência de doenças e óbitos.

Os modelos de machine learning têm sido aplicados em diversas áreas, como reconhecimento de fala, de imagem, análise de sentimentos, diagnóstico médico, previsão de demanda, entre outras. Com o aumento do poder de processamento dos computadores e o acesso a grandes quantidades de dados, o método tem se mostrado cada vez mais útil e relevante para diversos setores e indústrias.

Sede do LABDAPS em São Paulo

Sobre o LabData

Criado em julho de 2021, o LabData do HCFMB está iniciando suas atividades no desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial para análise de dados clínicos, imagens médicas e outros dados biomédicos.

Trata-se de um ambiente de trabalho projetado para apoiar e facilitar o processo de análise de dados e desenvolvimento de modelos de machine learning. É um espaço em que os cientistas de dados e pesquisadores podem acessar ferramentas e recursos para realizar tarefas complexas de processamento de dados.

“Nosso Laboratório é equipado com software como R e Python, além de ferramentas de visualização de dados e bancos de dados. O LabData é vinculado ao Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e suas reuniões científicas ocorrem semanalmente às sextas-feiras, das 14h às 15h”, lembra Drª. Juliana Rugolo, Coordenadora do DGAA.

Os interessados em participar das reuniões do grupo de pesquisa do LabData podem entrar em contato com o DGAA pelos seguintes meios:

Contato: (14) 3811-6426

E-mail: pesquisadgaa.hcfmb@unesp.br