HC de Botucatu terá novo complexo de ambulatórios de especialidades

Em construção há menos de dois anos, o prédio do Complexo de Ambulatórios de Especialidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) já está no último pavimento. A obra estimada em R$ 42 milhões conta com 15 mil m² de área construída, distribuída em oito pavimentos. O local abrigará as especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologia, dermatologia, psiquiatria, clínica cirúrgica, clínica médica, sala de exames, terapia antálgica, pequenas cirurgias ambulatorial, além do espaço do Boulevard, que contará com recepção, salas de espera, lanchonete e sanitários.

Com linhas arredondadas, a arquitetura do complexo terá um eixo central, que interligará e dinamizará todas as salas de espera e de atendimento. O projeto contempla também salas secundárias divididas por especialidades núcleos com elevadores e escadas.

“A proposta é fazer com que todo o atendimento ambulatorial seja centralizado. O novo ambulatório e o segundo prédio com dois pavimentos vão interligar o ambulatório existente (MION) e teremos um complexo de ambulatórios com mais de 250 consultórios, além das salas de apoio, exames, emergência, procedimentos e sala para pequenas cirurgias. Na passarela, os principais elementos arquitetônicos serão a estrutura metálica e vidro, como um elo entre os prédios”, explica Josimar de Carvalho, arquiteto autor do projeto.

O Complexo de Ambulatórios é voltado para o atendimento de toda a população e a previsão de término da construção da obra é para o segundo semestre de 2016. “O cronograma das obras está sendo seguido no prazo programado. A entrega da obra está prevista para este segundo semestre, e o atendimento à população deve ser iniciado no final de 2017, início de 2018, devido a necessidade de finalizar os layouts com equipamentos e mobiliário”, conta Carvalho.

O Complexo de Ambulatórios do HCFMB terá acesso controlado e identificação a pacientes e acompanhantes através de catracas. Contemplará porta única, com saídas, escadas e elevador de emergência.

Além das obras do complexo, o estacionamento ao redor também passará por ampliação para atender a demanda de pessoas que circularão por ali. “A ideia é ampliar o estacionamento que será exclusivo para o público do ambulatório e também outra parte do estacionamento será reservada para funcionários que terão uma entrada específica às dependências do HCFMB”, cita Carvalho.

“A construtora OTT de Curitiba, ganhadora da licitação, tem no currículo outras obras de equivalente proporção e vem cumprindo o cronograma atualizado, para entrega do prédio no prazo de contrato”, conclui Josimar.

Na opinião do superintendente do HCFMB, Dr. Emílio Carlos Curcelli, a construção dos novos ambulatórios representam uma conquista histórica para a assistência do Hospital. “Devido ao crescimento natural dos nossos atendimentos, os ambulatórios atuais ficaram pequenos. Agora, com essa nova estrutura, poderemos oferecer, além de uma assistência de qualidade, condições de ensino e pesquisa de excelência. Esse projeto faz parte dos frutos que temos colhido de uma nova fase após autarquização de nosso Hospital”, afirma. “Essa nova estrutura oferecerá uma assistência ambulatorial complementar aos serviços que serão oferecidos pelo futuro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Governo do Estado de São Paulo, que será inaugurado em 2015”, completa o superintendente.

Mariana Andrade e 4toques comunicação – Assessoria de Comunicação e Imprensa