O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) aderiu oficialmente ao Race to Zero, campanha global envolvendo empresas, cidades, regiões, instituições financeiras e educacionais que visa adotar medidas rigorosas e imediatas para redução das emissões globais de carbono pela metade até 2030 e zero líquido de carbono até 2050.
A Race to Zero é a maior aliança já criada e comprometida em alcançar emissões líquidas zero de carbono. Atualmente reúne mais de 2.500 atores não estatais de diversos setores e regiões, representando mais de 12% da economia global.
O HCFMB é associado à rede global de saúde sem dano (Health Care Climate Challenge) e aos hospitais verdes e saudáveis globais (Global Green and Healthy Hospitals) desde 2013, desenvolvendo muitas ações por meio do Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS).
Ao longo destes anos, o NHS tem utilizado ferramentas nacionais, internacionais, buscando recursos e parceiros para reduzir sua pegada de carbono. Também tem implementado projetos e programas de sustentabilidade bem-sucedidos visando alcançar a ambição da Corrida para o Race to Zero.
A adesão à Race to Zero, foi assinada pelo Superintende do HCFMB, Dr. André Balbi, por meio de uma carta declarando seu compromisso em atingir a emissão líquida zero até 2050 e relatando anualmente o progresso em direção a essas metas.
“Dessa forma, para que o HCFMB alcance este ousado e importantíssimo desafio contamos com a participação de cada colaborador do Hospital para que possamos atingir isto e promover a saúde do planeta, da forma necessária, reduzindo significativamente as nossas emissões de carbono”, explica professora Karina P. Patrício, coordenadora do NHS do HCFMB.
Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em: https://unfccc.int/climate-action/race-to-zero-campaign
Comentários