O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) iniciou a multiplicação do Projeto TeleUTI na Santa Casa de São Manuel. A iniciativa, que integra tecnologia de ponta à medicina intensiva, visa fortalecer a integração regional e aprimorar a qualidade da assistência aos pacientes críticos, ampliando a capacidade de acompanhamento dos casos e otimizando os cuidados prestados pelas equipes multiprofissionais.
Além de promover inovação no tratamento intensivo, o projeto também trará impacto positivo na gestão regional de leitos. Com a integração entre as UTIs e a comunicação contínua entre as instituições, será possível otimizar a alocação de pacientes e reduzir o tempo de espera por vagas.
Por meio da telemedicina, a TeleUTI permitirá a troca diária de informações clínicas e a discussão de casos entre as equipes multiprofissionais dos hospitais. A comunicação ocorrerá todos os dias às 11h, por meio de uma plataforma digital segura, que conectará as equipes de Botucatu, São Paulo e, agora, São Manuel.
A Coordenadora da UTI Clínica do HCFMB e professora do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, Paula Gaiolla, explica o processo de expansão do projeto. “Inicialmente, realizamos a implantação do projeto no HCFMB e fomos treinados para expandir a iniciativa a outros hospitais da região. Agora, atuaremos como consultores desse serviço de atendimento crítico na Santa Casa, compartilhando casos, experiências e novas formas de tratamento com a equipe local”, afirma.

A escolha de São Manuel como hospital piloto na região foi baseada em um estudo realizado pelo HCFMB, que analisou os fluxos de encaminhamento e o perfil das UTIs do Departamento Regional de Saúde (DRS-VI).
“Optamos por São Manuel por ser uma UTI criada recentemente. Com isso, há uma oportunidade de crescimento conjunto, além do alinhamento com as diretrizes dos estaduais de cuidado intensivo”, complementa Paula.
João Henrique Castro, Chefe de Gabinete do HCFMB, ressalta que a experiência traz ganhos diretos à qualidade assistencial e ao fortalecimento das equipes multiprofissionais. “Um dos principais benefícios é a uniformização dos protocolos assistenciais, garantindo que o paciente atendido em São Paulo, Botucatu ou São Manuel receba o mesmo padrão de cuidado. Essa padronização aumenta a qualidade e a segurança do tratamento”, destacou.
Para o Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho, a TeleUTI já demonstrou impacto expressivo na qualificação do atendimento em unidades de terapia intensiva, especialmente em regiões com maior dificuldade de acesso a especialistas.
“Todo esse trabalho reflete o alinhamento das instituições com os princípios de inovação e transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS) paulista. Esta união representa um avanço significativo na modernização da assistência e reafirma o compromisso do HCFMB com a excelência no cuidado ao paciente crítico”, finaliza.










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