HCFMB lança projeto Doador do Futuro

Uma doação de sangue, a decisão de se tornar doador de órgãos e o entendimento sobre a importância da doação de leite materno podem dar um novo sentido à vida de alguém. Pensando nisso, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria da Diretoria de Ensino – Região de Botucatu, lançou nesta semana o Projeto Doador do Futuro, criado pelo Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing, com apoio do Banco de Leite Humano, do Biobanco / Organização de Procura de Órgãos / Banco de Olhos e do Hemocentro do HCFMB.

A coordenadora do Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB e responsável pelo projeto Bruna Fioruci, falou sobre o objetivo do Projeto Doador do Futuro. “Nosso intuito é conscientizar e informar alunos do ensino médio sobre a importância da doação de órgãos, sangue e leite materno. Futuramente esses jovens, já adultos, poderão não só se tornar doadores, mas também transformar a realidade de tantas pessoas que necessitam”, afirmou.

O superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi abriu o evento explicando aos alunos sobre o HC, e como os jovens estavam inseridos nele. “Esse programa é fundamental para que o HC continue crescendo e principalmente, ensinando. Agradeço às escolas presentes e a Diretoria Regional de Ensino pela oportunidade de proporcionar novos conhecimentos a vocês”, disse.

Palestraram para cerca de 250 alunos das escolas a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Drª. Saskia Feketi; a enfermeira responsável pela Organização de Procura de Órgãos (OPO), Marina Cleto e a enfermeira da Coleta de Sangue do Hemocentro do HCFMB, Luciane Caldeira. Todas incentivaram a doação de órgãos, leite materno e sangue; falaram sobre a importância da ação para os pacientes que estão à espera de uma nova chance, além de explicar como funciona a rotina dos principais locais onde ocorrem as mais diversas e importantes doações.

Doador do Futuro

O projeto consiste em um trabalho educativo e contínuo sobre doação de sangue, leite humano e órgãos, junto a entidades de Ensino Médio das redes pública e privada de Botucatu, com o objetivo de promover a cultura de doação voluntária, atingindo principalmente o público jovem.

A juventude foi escolhida para encabeçar o Doador do Futuro porque esta faixa etária possui grande potencial para realizar mudanças na sociedade e, neste caso, propagar o valor de doação.

No Brasil, esta cultura ainda não é difundida. Segundo o Índice de Solidariedade Mundial (que registra, em 140 países, o número de pessoas que ajudaram um estranho, doaram dinheiro para uma ONG ou fizeram trabalho voluntário), o Brasil ficou apenas em 68º lugar no ano passado, atrás de vários países sul-americanos, como Peru, Chile e Uruguai.

Agradecimentos

Contribuíram para a realização desse projeto:

Dr. André Luis Balbi – Superintendente do HCFMB

Dr. José Carlos de Souza Trindade Filho – Chefe de Gabinete

FMB – Faculdade de Medicina de Botucatu

Famesp

AG – Administração Geral do Campus Unesp – Botucatu

Cabo Machado – Polícia Militar de Botucatu

Coordenadoria de Segurança HCFMB

Érika Fabíola Ribeiro de Souza

Letícia de Cássia Vitória Duarte

Núcleo de Transportes HCFMB

Secretaria Municipal de Educação e Transporte Escolar de Botucatu

Serviço Técnico de Nutrição e Dietética HCFMB

Colégio Embraer

EE Cardoso de Almeida

EE Dom Lúcio Antunes de Souza

EE Dr. Armando De Salles Oliveira

EE Prof. Américo Virgínio dos Santos

EE Prof. Euclides Carvalho Campos

EE Prof. João Queiroz Marques

EE Prof. José Pedretti Neto

EE Prof. Manoel Patrício do Nascimento

EE Prof. Pedro Torres

EE Prof. Raymundo Cintra

EE Prof.ª Sophia Gabriel de Oliveira