HCFMB participa de audiência sobre doenças cardiovasculares

Médica cardiologista do HCFMB, Caroline Mazeto, durante audiência pública

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, na última segunda-feira, 29, uma audiência pública para celebrar o Dia Mundial do Coração. O evento reuniu cidadãos e especialistas em saúde para debater políticas públicas e ações de fortalecimento do acesso ao diagnóstico precoce, a exames e a formas de prevenção e tratamento contra doenças cardiovasculares.

A médica cardiologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), Caroline Mazeto, participou do encontro de forma remota e fez um alerta sobre o abuso de substâncias psicoativas, como drogas, álcool, antidepressivos e ansiolíticos. Segundo ela, estes elementos são uma das maiores causas de infartos entre jovens.

“O cenário impacta tanto na qualidade de vida quanto na queda da capacidade laboral. Isso gera consequências sociais, como prejuízos para o sistema público de saúde a longo prazo”, explicou Mazeto.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares são hipertensão, obesidade, tabagismo e diabetes. Atualmente, as doenças relacionadas ao coração são a principal causa de morte no mundo. São cerca de 20 milhões de vidas perdidas por ano, mais que o câncer ou qualquer outra enfermidade. Só no Brasil são cerca de mil mortes por dia, o que representa uma morte a cada 90 segundos.

Com informações da Alesp