“Juntos, somos maiores que o AVC”. Este é o tema proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral deste ano, lembrado em 29 de outubro. A Organização Mundial do AVC aponta que uma em cada quatro pessoas acima de 35 anos de idade terá a doença em algum momento de sua vida.
Para conscientizar a sociedade sobre a importância dos hábitos de prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou, durante a última semana de outubro, diversas iniciativas relacionadas ao tema.
No dia 19 de outubro, o 3º andar do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu mais uma edição do Calendário da Saúde, iniciativa que tem o objetivo de disseminar informações sobre saúde e qualidade de vida.
Na ocasião, o tema abordado foi o AVC (acidente vascular cerebral). Com a participação do médico neurologista do Hospital, Dr. Rodrigo Bazan, e da fisioterapeuta do Serviço Hospitalar, Tais Silva, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram esclarecidos sobre diferentes aspectos da doença, como: prevenção, fatores de risco, tratamento e cuidados com o paciente.

Uma das formas de prevenção do AVC é a promoção de atividade física e, por conta disso, no sábado, 28, o Câmpus do Lageado recebeu a “AVC Run – I Corrida contra o AVC”, promovida pelo HCFMB em parceria com o Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp) e com o Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde – NUMIS, contando com o apoio da Guarda Civil Municipal, Unifac, Proec e Sabesp. A corrida foi idealizada pela Dr.ª Sheila Cristina Sayuri Abe Magalhães, médica do Departamento.


A parceria entre música e conscientização foi reforçada no domingo, 29, com o concerto de gala da Orquestra Sinfônica Municipal e Orquestra Jovem Municipal no Teatro Municipal de Botucatu, sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Villate. Antes da apresentação, o Coordenador da Unidade de AVC do HCFMB, Dr. Rodrigo Bazan, fez uma breve explicação sobre as causas e consequências da doença, com enfoque nos sinais característicos e na prevenção. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo HCFMB, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Já na noite da última segunda-feira, 30, o espaço da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Botucatu foi destinado para a Unidade de AVC, reforçando a importância da conscientização sobre o tema. A doença é considerada uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo.
Comentários