No sábado, 8, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), por meio da subespecialidade de cirurgia da mão do Serviço de Ortopedia, realizou um mutirão que resultou na realização de 14 cirurgias para correção da Síndrome do Túnel do Carpo.
A iniciativa, realizada no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), beneficiou pacientes que estavam em fila de espera pelo procedimento de toda a região do Departamento Regional de Saúde VI (DRS-VI) Bauru.
Participaram do mutirão três docentes do Serviço de Ortopedia, cinco médicos residentes da especialidade e a equipe de enfermagem. Além deles, a ação contou com o apoio fundamental da equipe de higienização.

Sobre a Síndrome do Túnel do Carpo
A Síndrome do Túnel do Carpo é uma doença muito frequente e ocorre quando o nervo mediano sofre uma compressão no túnel do carpo (localizado no punho – “munheca”).
Esse nervo é o principal responsável pela sensibilidade do polegar e dedos indicadores e médio e quando está isquemiado, ou seja, comprimido. No caso da síndrome do túnel do carpo, ele causa sintomas como formigamento, dormência e dor na mão.











Comentários