HCFMB promove o XIV Desafio Diagnóstico

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB), com apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB),  promoveu no dia 31 de outubro no Salão Nobre da FMB o XIV Desafio Diagnóstico. O evento teve como público-alvo todo o corpo clínico do hospital (médicos, docentes e residentes), e tem por objetivo apresentar casos clínicos, para que os participantes discutam sobre as condutas mais adequadas para diagnóstico e/ou tratamento de cada caso.

Evento reuniu todo corpo clínico do hospital
Dra. Laís apresenta caso clínico para discussão

O tema deste desafio foi a discussão de um caso clínico abordando cuidados paliativos. O evento foi coordenado pelo médico Dr. Norimar Dias, que agradeceu a presença de todos. “Essa atividade é muito importante não só por ser curricular, mas para refletirmos sobre os casos de uma maneira interativa, promovendo discussões muito produtivas”, disse.

A residente Laís Batista de Andrade apresentou o caso clínico de uma senhora de 91 anos, informando aos presentes todo o histórico da paciente, que já era tratada no HCFMB. Os participantes chegaram à conclusão correta de que o diagnóstico da paciente era o chamado processo ativo de morte.

Dra. Laura Cardia Gomes Lopes mostrou com clareza aos presentes como identificar o processo ativo de morte em um paciente, ministrando uma breve aula sobre o assunto. Já a Dra. Thays Antunes da Silva relatou sua experiência na área de cuidados paliativos, principalmente na área de assistência domiciliar.

O Banco Santander patrocinou o evento, sorteando uma cesta de chocolates aos participantes do evento.

Dra. Thays fala sobre cuidados assistenciais
Dra. Laura explica sobre o processo ativo de morte, tema principal do
XIV Desafio Diagnóstico