Nesta sexta-feira, 15, é lembrado o Dia Mundial do Sono, iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (WASM) celebrada no Brasil desde 2008 com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de um descanso de qualidade para uma vida mais saudável.
A partir do tema “Oportunidade de sono a todos para uma saúde global”, o Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), em parceria com a Associação Brasileira do Sono (ABS), realizou diversas atividades durante toda a semana.
Na segunda-feira, 11, alguns banners foram colocados em frente à entrada da Superintendência, com dicas para manter uma boa qualidade do sono ao longo da vida e os distúrbios mais comuns na população, como insônia e apneia obstrutiva do sono. Já no dia seguinte, os pacientes do Programa de Reabilitação Pulmonar realizaram atividades lúdicas no Boulevard do HCFMB, demonstrando como ocorre uma parte da recuperação dos indivíduos que sofrem com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Na quarta-feira, 13, o Ambulatório de Especialidades recebeu a equipe do Laboratório do Sono para a realização de atividades e distribuição de materiais informativos, conversando com os pacientes e acompanhantes sobre a importância de uma boa noite de sono.
Ao longo da semana, os profissionais do Hospital concederam entrevistas nos veículos de comunicação da cidade sobre a importância do tema para a sociedade, nas Rádios Criativa (13 de março) e Municipalista (14 de março), além do programa Estação Notícia, também na quinta-feira. Nas próximas semanas, será disponibilizada uma capacitação específica para os servidores do HCFMB sobre como cuidar do sono em meio aos trabalhos em turno.
Na quinta-feira, 14, foi realizada uma palestra sobre a Semana do Sono para alunos das Graduações de Medicina e Psicologia da Uninove em Bauru.
Já na tarde de hoje, 15, os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) “Prof. José Antonio Sartori” e “Angelino de Oliveira” receberam orientações sobre a importância do sono e participaram de gincanas para fixar os conhecimentos adquiridos. A ação contou com a parceria dos alunos do projeto de extensão Let’s Go, vinculado à Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp).
Aa atividades tiveram a coordenação da Diretora de Assistência do HCFMB e médica coordenadora do Laboratório do Sono, Silke Anna Theresa Weber, e o apoio de alunos de Medicina da FMB | Unesp.
Sobre o Laboratório do Sono do HCFMB
O Laboratório do Sono do HCFMB é referência para as ações de promoção de saúde sobre o tema em Botucatu e região.
Oficialmente inaugurado em 2015 e composto por uma equipe multiprofissional, o setor atende em torno de mil pacientes por ano, sendo cerca de 50 exames mensais entre polissonografias e titulações de CPAP (para diagnóstico de apnéia), além do atendimento ambulatorial para diagnósticos iniciais e acompanhamento de pacientes.
Por ser referência para o Departamento Regional de Saúde VI (DRS VI), o Laboratório recebe pacientes com distúrbios mais complexos, com doenças pulmonares e cardiovasculares associadas ou com hipertensões de difícil controle. Além da parte assistencial, o Laboratório do Sono contribui para a produção científica sobre o tema, gerando iniciações científicas, defesas de mestrado e de doutorado.
Comentários