Integrantes do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do HCFMB realizam visita técnica em instituições de São Paulo

Da esquerda para a direita: Tom Zé, Superintendente do HCFMUSP; Juliana Almeida, Membro do NATS-HCFMB; Marília Mastrocolla Cardoso, Vice-coordenadora do NATS-HCFMB; Juliana Rugolo, Coordenadora do NATS-HCFMB; Evelinda Trindade, Assessora em ATS do HCFMUSP; Fotini Toscas, Assessora em ATS de equipamentos médicos-hospitalares; Alan Fonseca, Membro do NATS-HCFMB e Alexandra Zaparolli, Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (LEPIC) do HCFMUSP.

No último dia 15, integrantes do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) visitaram as instalações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), do Instituto do Coração (Incor-HCFMUSP) e da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP).

A visita teve o objetivo de estabelecer parcerias entre as instituições, conhecer o fluxo e processo de trabalho de avaliações de tecnologias em saúde e fortalecer a Rede Paulista de ATS (REPATS).

Os membros foram recebidos pelo Superintendente do HCFMUSP, Eng.º Antonio José Rodrigues Pereira (Tom Zé), e pela Assessora em Avaliação de Tecnologias, Dr.ª Evelinda Marramon Trindade que, dentre outros pontos, apresentaram o painel de indicadores de qualidade em tempo real utilizado para o gerenciamento do complexo hospitalar. “Foi explanado o fluxo de demandas internas enviadas ao NATS, uma vez que a alta gestão utiliza da expertise do grupo para apoiar a tomada de decisão nos processos de compras e na incorporação de tecnologias, entre outros, fortalecendo a gestão baseada em evidência”, afirma Juliana Machado Rugolo, Coordenadora do NATS.

Após a recepção, houve uma visita às dependências do Centro Cirúrgico, da Central de Material e Esterilização e da Engenharia Clínica do HCFMUSP, com o intuito de apresentar ao NATS inovações tecnológicas implantadas nos processos de trabalho. “Um destaque foi conhecer a sala de cirurgia robótica com o robô Da Vinci, tecnologia que possibilita diversos benefícios, como cirurgias menos invasivas, com mais precisão e menor tempo de recuperação”, afirma a vice-coordenadora do NATS do HCFMB, Marília Mastrocolla Cardoso.

No InCor, a equipe de Botucatu foi recepcionada pelo Engenheiro Clínico e Diretor de Infraestrutura e Logística José Eduardo Lopes Silva, que apresentou inovações tecnológicas nas áreas de pesquisa clínica, assistência e educação.

A última atividade do dia foi a visita à Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (CCTIES) da SES-SP. O grupo discutiu a importância do fortalecimento da parceria entre os NATS do Estado, como também da REPATS.

Dr.ª Patricia Nieri Martins, responsável pela área de ATS na CCTIES, parabenizou a equipe pela idealização e organização do Workshop Internacional de Tópicos atuais relacionados à pesquisa hospitalar e avaliação de tecnologia em saúde, a ser realizado no próximo mês de outubro, em parceria com a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp). “O NATS do HCFMB está indo ao encontro à visão da atual Direção da CCTIES, que tem voltado sua atenção para as demandas hospitalares. Este Workshop será muito importante para a discussão de temas que farão a diferença no quesito de tecnologias em Saúde”, finaliza.