LBA do HCFMB recebe visita de alunos de Araras

Prática contribui para a formação extracurricular dos estudantes

No último sábado, 30 de abril, o Laboratório de Biotecnologia Aplicada (LBA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu um grupo de alunos da Liga de Medicina Regenerativa da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic de Araras, acompanhados pela Prof.ª Flávia Cilene Alves, egressa do Programa de Pós-Graduação em Patologia que realizou seu Pós-Doutoramento no Laboratório de Engenharia Celular, um dos laboratórios do LBA.

A visita técnica faz parte das atividades de ensino e extensão universitária contempladas na missão do LBA, visando uma interação social no âmbito do HCFMB e contribuindo para a formação extracurricular dos alunos. As ações foram organizadas em parceria com o Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e o Núcleo de Segurança do HCFMB.

Os alunos foram recebidos pela Prof.ª Dr.ª Elenice Deffune, organizadora do evento. Para abrir as atividades, a coordenadora geral do LBA, Prof.ª Dr.ª Rejane Maria Tommasini Grotto, apresentou a estrutura administrativa e científica geral da área, além de conduzir uma visitação pelo Laboratório de Biologia Molecular.

Na sequência, os discentes visitaram o Laboratório de Citometria de Fluxo e o Laboratório de Engenharia Celular com todas as suas áreas, como o Centro de Processamento Celular e a Criopreservação.

Além da visita aos locais, os alunos puderam acompanhar apresentações de temas relevantes em inovação na área da Saúde, realizadas por discentes em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Desenvolvimento (Biotecnologia Médica) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB).

Depois do encerramento da visita, os alunos e a professora responsável pelo grupo elogiaram a apresentação das atividades e o acolhimento do setor. “Esta visita permitiu aos alunos uma visão geral de como pode haver o desenvolvimento de pesquisas inovadoras e atualizadas, desenvolvendo tecnologias aplicáveis à área da saúde com retorno à população”, encerrou Prof.ª Flávia.