Médicos do HCFMB participam de Fórum sobre declarações de óbitos

Na tarde desta segunda-feira, 13, o Anfiteatro da Patologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu médicos da instituição para participar de um Fórum sobre a Melhoria da Informação da Causa Básica das Declarações de Óbito.

Este evento foi realizado pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia / Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (NHE / CRIE) e pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), em conjunto com a Comissão de Óbito do HCFMB.

O fórum foi conduzido por Dr.ª Cátia Martinez, Diretora Técnica de Saúde do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância à Saúde (CIVS) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), que apresentou as principais estatísticas sobre este tópico e conduziu uma troca de experiências entre os médicos. “É muito importante esse encontro entre os profissionais do HC, o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVI de Botucatu e a Secretaria de Saúde, para que possamos oferecer um serviço de qualidade para os nossos pacientes”, destacou Dr.ª Letícia Chamma Lastoria, Coordenadora do NHE / CRIE do HCFMB.

A Diretora Técnica de Saúde do GVE XVI de Botucatu, Dr.ª Maria Salete Carli Moreno, também esteve presente no fórum e comentou a importância deste momento. “Acho esta parceria muito importante porque, com certeza, vai contribuir para a aproximação do Hospital e da região das atividades do CIVS, melhorando a qualidade das declarações”.

Cátia explicou que, dentre outras finalidades, a declaração de óbito é realizada para coletar informações que serão necessárias para trabalhar no foco da prevenção de mortes, promovendo a vida, e o preenchimento incorreto da declaração prejudica esta finalidade. “O objetivo de hoje é trabalhar com o corpo de médicos que trabalham diretamente nesta situação para que consigam multiplicar as informações a toda a equipe, atingindo um público maior. Já estive aqui no Hospital e o que mais me chama a atenção é o grau de compromisso dos gestores, tanto da Unesp, quanto do HCFMB e do GVE XVI de Botucatu”.

Já na manhã de terça-feira, 14 de dezembro, aconteceu, de forma online, o Encontro para Melhoria da Informação da Causa Básica das Declarações de Óbitos da Região de Botucatu, abrangendo os Médicos e Profissionais de Saúde da Região do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) XVI de Botucatu.