Núcleo de Hospitais Sustentáveis do HCFMB participa de iniciativa mundial de Aprendizagem Climática na Saúde

Hospital é a única instituição do interior que participa da lista

O Núcleo de Hospitais Sustentáveis (NHS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participa, em 2024, de um compilado de estudos de caso pertencente à Iniciativa de Aprendizagem Climática na Saúde, realizada pela organização internacional Saúde sem Dano e por diversas instituições internacionais, como o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), parceiro da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis no Brasil.

Os estudos foram preparados no primeiro semestre de 2023 e publicados pela Saúde sem Dano, primeiramente na língua inglesa e, posteriormente, em português. Dentre os 38 cases de sucesso de organizações de saúde espalhadas por 17 países, oito deles são brasileiros e a apresentação do HCFMB é a única do interior paulista elencada na lista.

A Iniciativa reuniu líderes de organizações de saúde de todo o mundo para discutir práticas comprovadas de descarbonização e resiliência, compartilhar desafios e colaborar em metas e estratégias para abrandar os impactos das mudanças climáticas na saúde, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o principal problema de saúde pública da atualidade.

Com o título “Reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e fortalecendo a liderança e a resiliência”, o estudo liderado pela médica e coordenadora do NHS do HCFMB, Karina Pavão Patrício (foto), relatou os desafios e o caminho que foram traçados para conseguir reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no HCFMB em 33% em cinco anos, de 2015 a 2020.

As metas incluíram a realização de um inventário para medir anualmente as emissões de GEE, o levantamento de dados, a criação de indicadores e a avaliação de riscos, além do fortalecimento da liderança climática, estratégias de resiliência e mitigação frente às mudanças climáticas, com treinamento e educação continuada para profissionais e estudantes.

Karina afirma que estar entre os 38 cases mundiais de aprendizagem climática mostra que as ações realizadas estão no caminho certo. “Ao longo de 9 anos de trabalho nessa linha dentro do HCFMB, temos conseguido desenvolver indicadores e metas, envolvendo e conscientizando gestores, colaboradores e estudantes. Por sermos um hospital universitário, com grande pegada de carbono, temos o dever de desempenhar um papel de liderança na mitigação do clima e resiliência, adotando ações mais sustentáveis”.

O estudo de caso do HCFMB está disponibilizado de forma bilíngue, nos links https://healthcareclimateaction.org/CLI_HospitalBotucatu (em Inglês) e http://bit.ly/PHS_CasesClima (em Português).

Ações do NHS

Desde 2013, o HCFMB, por meio do Núcleo de Hospitais Sustentáveis, faz parte da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, liderada pela organização internacional Saúde Sem Dano, e é membro do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), parceiro estratégico da Rede no Brasil.

O HCFMB participa do Desafio Saúde pelo Clima do PHS desde 2015 e, além disso, aderiu à campanha Race to Zero, com o objetivo de eliminar completamente suas emissões até 2050. Esses resultados renderam ao HCFMB em 2021 o reconhecimento nacional e internacional em Liderança Climática pela Saúde Sem Dano, posicionando o Hospital como líder em sustentabilidade no Brasil.