Nutrição do HCFMB passa por capacitação de brigada de incêndio

No mês de novembro, os colaboradores do Serviço Técnico de Nutrição e Dietética (STND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participaram de um treinamento de Brigada de Incêndio, com duração de oito horas, feito pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUCADE-RH).

O objetivo deste treinamento foi capacitar os servidores para o atendimento de emergência e no combate a focos de incêndios. A ação ocorreu através de explicações teóricas e de um simulado de atendimento a vítimas realizado na Cozinha do HC.

Alex Soler, bombeiro civil do SESMT, explica que a capacitação foi uma reciclagem de brigadistas, com atividades práticas incluindo fogo e fumaça artificial, a participação de vítimas maquiadas e a utilização da porta-chave de emergência. “Um treinamento nessas condições se aproxima muito de uma situação real, o que deixa o brigadista ainda mais preparado para agir em um eventual sinistro”, diz.

O coordenador do SESMT Fábio Suraci Picchiotti comenta que, segundo estudos elaborados pela National Fire Protection Association (NFPA), na avaliação de todos os incêndios ocorridos em unidades hospitalares nos Estados Unidos ao longo de cinco anos, basicamente a metade se iniciou na cozinha. “Este é um local com grande probabilidade de iniciar um incêndio, por isso, todos os funcionários participaram do treinamento. Tivemos um grande apoio da chefia, o que contribuiu para o êxito do trabalho”, afirma.

De acordo com a nutricionista responsável pelo Núcleo de Produção Caroline de Barros Gonçalves da Silva, o treinamento foi muito importante para os funcionários. “Diante de um risco, a primeira ação é fundamental e, com esses treinamentos, todos aprendem a evitar possíveis acidentes. Parabenizamos toda a equipe do SESMT envolvida nas capacitações pois, a cada ano, eles buscam trazer novidades para melhorar a qualidade e o aproveitamento da capacitação”, destaca.

A Brigada de Incêndio é uma equipe treinada e capacitada em prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros, para atuação em caso de um sinistro. A obrigatoriedade de treinamentos está estipulada na Instrução Técnica 17 do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Maíra Masiero – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing HCFMB