Humanizar vai além do que dar ou adquirir condição humana, como explica o dicionário: é olhar cada pessoa com amor, empatia e dignidade.
No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o estímulo às práticas de humanização está presente em diversos setores. Para assessorar, implementar e motivar estas ações, existe a Comissão de Humanização, com o objetivo principal de empreender uma política institucional de humanização na assistência à Saúde, de acordo com as normas governamentais.
De caráter obrigatório e multidisciplinar, a Comissão de Humanização está regulamentada oficialmente no HCFMB desde fevereiro de 2011, sendo remodelada em 2020, com a posse de seus membros atuais em outubro.
A Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do HCFMB e atual presidente da Comissão de Humanização, Enf.ª Dr.ª Karen Aline Batista da Silva, afirma que um dos grandes desafios é fazer o levantamento dos projetos em andamento no Complexo HC, além de reorganizar a estrutura documental da Comissão. “Às vezes, ações importantes são localizadas em determinados setores e não têm a visibilidade devida. Por isso, é preciso resgatar aquilo que está sendo feito, verificar se há a necessidade de alguma assessoria e se uma ação localizada pode se espalhar para outros setores”.
Para mapear os projetos já existentes e cadastrar outros que podem surgir, será disponibilizado pela Comissão um formulário eletrônico, em que precisam ser preenchidas informações básicas, como: nome do projeto, objetivo e descrição resumida das atividades. “A Comissão realiza uma análise e, se o projeto for aceito pelo Hospital, vamos auxiliar em sua execução e implantação, deixando-o ainda mais consistente. Para as ações já existentes, o cadastro é importante para alinhar informações e alimentar o site do Programa Nacional de Humanização”, afirma Karen.
Karen ressalta ainda que o processo de humanização é amplo, envolvendo não somente pacientes e acompanhantes, mas também o público interno. “Além da parceria fundamental com a Comissão de Captação de Recursos Externos, estamos em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas para realizar a humanização de forma integral, com a realização de alguns treinamentos, principalmente com os funcionários da recepção e da portaria”.
Para elaborar um projeto, a Comissão de Humanização oferece algumas dicas fundamentais: olhar o Hospital como um todo, pensar no paciente e no servidor, ter um plano delimitado (saber o que quer) e verificar a viabilidade de execução (a curto, médio e longo prazo). “É um grande desafio estar à frente desta Comissão tão importante para o HCFMB e, juntos, vamos praticar a excelência no atendimento ao paciente e na humanização dos processos”, encerra Karen.
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