O cuidado dos menores aos maiores gestos – a missão da Comissão de Humanização do HCFMB

Comissão de Humanização está regulamentada oficialmente no HCFMB desde fevereiro de 2011, sendo remodelada em 2020

Humanizar vai além do que dar ou adquirir condição humana, como explica o dicionário: é olhar cada pessoa com amor, empatia e dignidade.

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), o estímulo às práticas de humanização está presente em diversos setores. Para assessorar, implementar e motivar estas ações, existe a Comissão de Humanização, com o objetivo principal de empreender uma política institucional de humanização na assistência à Saúde, de acordo com as normas governamentais.

De caráter obrigatório e multidisciplinar, a Comissão de Humanização está regulamentada oficialmente no HCFMB desde fevereiro de 2011, sendo remodelada em 2020, com a posse de seus membros atuais em outubro.

Arquivo GCIM

A Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do HCFMB e atual presidente da Comissão de Humanização, Enf.ª Dr.ª Karen Aline Batista da Silva, afirma que um dos grandes desafios é fazer o levantamento dos projetos em andamento no Complexo HC, além de reorganizar a estrutura documental da Comissão. “Às vezes, ações importantes são localizadas em determinados setores e não têm a visibilidade devida. Por isso, é preciso resgatar aquilo que está sendo feito, verificar se há a necessidade de alguma assessoria e se uma ação localizada pode se espalhar para outros setores”.

Para mapear os projetos já existentes e cadastrar outros que podem surgir, será disponibilizado pela Comissão um formulário eletrônico, em que precisam ser preenchidas informações básicas, como: nome do projeto, objetivo e descrição resumida das atividades. “A Comissão realiza uma análise e, se o projeto for aceito pelo Hospital, vamos auxiliar em sua execução e implantação, deixando-o ainda mais consistente. Para as ações já existentes, o cadastro é importante para alinhar informações e alimentar o site do Programa Nacional de Humanização”, afirma Karen.

Karen ressalta ainda que o processo de humanização é amplo, envolvendo não somente pacientes e acompanhantes, mas também o público interno. “Além da parceria fundamental com a Comissão de Captação de Recursos Externos, estamos em parceria com o Departamento de Gestão de Pessoas para realizar a humanização de forma integral, com a realização de alguns treinamentos, principalmente com os funcionários da recepção e da portaria”.

Para elaborar um projeto, a Comissão de Humanização oferece algumas dicas fundamentais: olhar o Hospital como um todo, pensar no paciente e no servidor, ter um plano delimitado (saber o que quer) e verificar a viabilidade de execução (a curto, médio e longo prazo). “É um grande desafio estar à frente desta Comissão tão importante para o HCFMB e, juntos, vamos praticar a excelência no atendimento ao paciente e na humanização dos processos”, encerra Karen.