O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) recebeu na manhã desta quinta-feira, 21, a visita do prefeito de Taquarituba, Eder Miano Pereira e do presidente da Santa Casa de Taquarituba, Mauro Sérgio da Silva. Ambos foram recebidos pelo chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, na sede da superintendência.
Participaram da audiência o gerente de Planejamento e Acompanhamento de Gestão, Sílvio Henrique Thomaz; a gerente de Relacionamento e Internações, Janaina Cristina Celestino dos Santos e o responsável pelo Núcleo de Relações Externas, Carlos Pessoa.
Em pauta, a troca de informações sobre a estrutura de atendimento do Complexo Autárquico HCFMB e o funcionamento do sistema de saúde de Taquarituba com objetivo de ampliar a oferta de serviços e potencializar o atendimento prestado à população.
“Tínhamos informações de que houve um movimento no passado, por parte do HC, de se colocar à disposição do nosso município para estabelecer algumas parcerias, mas isso não avançou. Assumimos a prefeitura nesse ano e, com a pandemia da COVID mais controlada, julgamos ser o momento adequado para retomar esse diálogo, já que temos todo interesse em contar com a expertise dos profissionais do HC para melhorar e ampliar o atendimento de saúde à nossa população”, declarou Miano.
Responsável pela visita realizada ao município há alguns anos, Janaína fez uma avaliação positiva da estrutura de saúde – em especial da Santa Casa – mas enxerga espaço para crescimento e melhorias, sobretudo na utilização do centro cirúrgico. O presidente da instituição citou investimentos que vem sendo realizados com objetivo de transformar o hospital em referência para outros municípios da região.
Além de fornecer informações importantes sobre programas e parcerias que podem contribuir para esse processo de ampliação da oferta de serviços em Taquarituba, o chefe de gabinete do HCFMB ressaltou a importância dos gestores avançarem em conversas com cidades vizinhas, buscando uma atuação consorciada. E valorizou a disponibilidade da Prefeitura de Taquarituba em buscar alternativas que permitam atender a população com mais agilidade e dentro do seu próprio território, sobretudo os casos de baixa e média complexidade.
“Estamos de portas abertas para essa troca de informações com todos os municípios da nossa área de abrangência. Todos nós temos um papel importante a cumprir para que o sistema de saúde cumpra com sua finalidade. Precisamos de articulação, dividir tarefas e somar esforços para avançar na assistência à população. Cooperação é fundamental para atingirmos nossos objetivos”, frisa Trindade.
Comentários