O impacto do McDia Feliz na região de Botucatu

Bianca Provedel

Você sabia que a cada hora, no Brasil, surge um novo caso de câncer infantojuvenil? Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), esta é a enfermidade que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no país. E é com o apoio da sociedade e de empresas que conseguiremos mudar essa realidade. Por isso, ações e campanhas em prol da causa são extremamente importantes para aumentarmos as chances de cura do câncer infantojuvenil que, hoje, chegam a 64%. Mas ainda queremos alcançar os 80% de chances de cura, assim como os países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

E um grande exemplo de amor e solidariedade em prol dos nossos pequenos pacientes oncológicos é o McDia Feliz, uma das maiores campanhas de mobilização de recursos em prol de crianças e jovens no Brasil. Desde 1988, com a venda do Big Mac no sábado mais especial do ano, cerca de R$ 300 milhões já foram arrecadados.Neste ano, a 33ª edição do McDia Feliz realizado no sábado (23 de outubro), beneficiará 67 projetos de 57 instituições que atuam com oncologia pediátrica de 46 cidades em 20 estados mais o Distrito Federal. Essas instituições fazem parte da rede parceira do Instituto Ronald McDonald, que há mais de 22 anos atua para propiciar saúde e qualidade de vida para milhares de crianças, jovens e seus familiares por meio de seus programas e projetos.

Para chegarmos ainda mais próximos da nossa missão, uma das regiões impactadas com a campanha é em Botucatu, no interior de São Paulo, com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, que já soma 20 anos de parceria e muitas conquistas alcançadas ao lado do Instituto Ronald.

Nesses anos de parceria com o hospital, somamos quase 745 mil reais investidos na região através do recolhimento no McDia Feliz, o que nos permitiu, por exemplo, ampliar o ambulatório de oncologia pediátrica, trazendo melhorias e um conforto inenarrável para nossas crianças que lutam com tanta força pela vida. Cada projeto finalizado, cada aquisição de equipamento para o ambiente hospitalar, cada sorriso e cura que conseguimos levar para os pacientes,fez e faz tudo valer a pena, nos ajuda a continuar e a acreditar que a solidariedade é a palavra chave para um futuro melhor para todos nós.

Outro ponto de destaqueé o projeto Juntos Pela Cura: Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil na Região do Polo Cuesta”, que visa capacitar e preparar todo o corpo médico e de enfermagem para auxiliar pacientes e seus familiares. O programa, que está em andamento, teve um investimento de R$ 62.800,00 advindos do Instituto Ronald McDonald, e claro, nos enche de orgulho.

Os impactos positivos do McDia Feliz em Botucatu são tão expressivos que nos mostra de forma clara o tamanho da força da nossa campanha e de todos que estão envolvidos nela. Falo dos voluntários, colaboradores, das franquias das lojas, de quem compra o Big Mac e de todos vocês que fazem tudo isso ser possível.

Quando olhamos esses resultados, e vemostanta gente beneficiada e o impacto que essas ações de solidariedade causaram em suas vidas, entendemos o propósito dessa campanha, que enche de esperança toda uma sociedade que, principalmente depois desses quase dois anos de pandemia da Covid-19, está clamando por abraços, sorrisos e vida. E é isso que queremos levar à cidade de Botucatu: vida!

Para isso, o Instituto Ronald McDonald conta mais uma vez com a participação de todos os brasileiros. Não fazemos nada sozinhos, são muitos parceiros que nos ajudam a manter nossos projetos, permitindo continuarmos a ajudar crianças e adolescentes com câncer, levar conforto aos familiares e transformarBotucatu e todo o Brasil em referência no tratamento oncológico.

Vamos juntos, de mãos dadas, bem mais longe ajudando tantas crianças e jovens a terem um futuro com esperança e saúde.

Bianca Provedel é Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald