Programa Inspire fecha primeiro ano de atividades com mais de 300 atendimentos

Elaborado por pesquisadores dos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da FMB | Unesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu, o programa Inspire encerra o primeiro ano de atividades com a realização de 327 atendimentos.

A última edição de 2023 ocorreu no dia 9 de dezembro, envolvendo a equipe de colaboradores da Função Pulmonar (assistenciais e administrativos), dos Serviços de Pneumologia e Cirurgia Torácica, além de alunos de Pós-Graduação da FMB e da Graduação da Medicina da FMB | Unesp, FAMECA e UNINOVE.

Criada em fevereiro deste ano para o rastreio precoce e acompanhamento das doenças respiratórias crônicas, como asma, câncer de pulmão e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a ação também detecta o tabagismo ativo dos indivíduos, incluindo-os ao programa de cessação ao tabagismo do HCFMB, referência no Estado de São Paulo e produtora de diversos estudos sobre os riscos do tabaco.

A médica pneumologista do HCFMB, Drª. Suzana Tanni, afirma que a ação teve um retorno significativo com a identificação de doenças respiratórias de forma precoce e também de doenças graves raras que, se não houvesse uma avaliação especializada, teriam sua evolução comprometida.

“Nosso trabalho teve uma repercussão até mesmo internacional: apresentamos os resultados preliminares ao Professor Visitante Juan P. Wisnivesky, da Icahn School of Medicine at Mount Sinai (Nova Iorque), colaborador do programa, que se impressionou com o potencial modificador do programa para a saúde pública local. Estamos também desenvolvendo um estudo multicêntrico com pesquisadores da Argentina, México e Equador para avaliar o impacto das doenças respiratórias nos cuidadores dos pacientes”.

Prof. Juan visitando o grupo de pesquisa

Além da realização mensal de exames de avaliação diagnóstica de função pulmonar no HCFMB, a ação também realiza um formato itinerante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Saúde da Família, além de atingir bairros rurais mais distantes do município. “O cuidado para garantir a equidade do SUS para toda a população é importante para que o programa tenha durabilidade e acesso para todos”, relata Dr.ª Suzana.

O programa também implantou a capacitação continuada mensal sobre os temas respiratórios para todos os profissionais da rede básica de Botucatu, com oficinas de discussão e propostas de resolução de desafios juntamente com a Secretaria de Saúde do município, e iniciou o telematriciamento (suporte virtual contínuo) entre a rede básica com o Serviço do HCFMB, em que os profissionais podem discutir os casos diretamente com a especialidade.

Para 2024, Dr.ª Suzana prevê a continuação mensal das avaliações especializadas no HCFMB, das edições itinerantes nas unidades básicas e da educação continuada para os profissionais de saúde. “Estamos na busca de outros parceiros que possam contribuir em diferentes cenários, como na avaliação de custo-efetividade do programa, a fim de contribuir cada vez mais com a saúde da população”, finaliza.