Com a finalidade de oferecer um atendimento mais humanizado, o Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD) iniciou, no final de 2024, o atendimento de consultas odontológicas aos seus usuários. A assistência é oferecida no próprio Serviço.
Como o SARAD integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), os atendimentos odontológicos dos pacientes internados eram feitos no Serviço de Odontologia Hospitalar do Hospital. O atendimento ocorria com dia e hora marcados e o deslocamento dos pacientes exigia a mobilização de uma equipe multiprofissional.
“Em setembro de 2024, o cirurgião dentista Luís Fernando Azambuja Alcalde assumiu o cargo após concurso e foi designado para atendimento no SARAD e no Hospital Estadual Botucatu (HEBO). Isto melhorou e facilitou os tratamentos para os pacientes, aliviando a logística que era usada pelo SARAD”, explica José Eduardo Ary, Coordenador do Serviço de Odontologia do HCFMB.
Números
O atendimento odontológico no SARAD teve início no dia 1º de outubro de 2024 e, até o dia 31 de dezembro, foram realizados 72 atendimentos. No mês de outubro, foram 26. Em novembro, 22. E no mês de dezembro, 24 atendimentos.
Para a Diretora Executiva do SARAD, Nilza Martins Ravazoli Brito, a implantação do Serviço na própria Unidade faz parte do fortalecimento das ações que visam à melhoria da assistência ao paciente. “Temos buscado reforçar as parcerias com a equipe multiprofissional que atua no SARAD para aperfeiçoamento das atividades”, disse.
Sobre o SARAD
Unidade vinculada ao HCFMB, o SARAD possui infraestrutura que inclui salas de acolhimento, atendimentos individuais, atividades terapêuticas, quadra de esporte, área de jogos e lazer, piscina, área para plantio de horta, anfiteatro e área administrativa.
A equipe é composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogo, dentista, terapeuta ocupacional, professor de educação física e assistente social.
No período de internação no SARAD, os pacientes podem receber visitas diariamente até três vezes por dia. Há ainda a possibilidade de fazer até três ligações telefônicas por semana aos familiares.
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