Simpósio de Neuropediatria promoveu debate sobre os desafios da neurologia infantil e reuniu ex-residentes da disciplina

Foi realizado nos últimos dias 12 e 13 de outubro, no Anfiteatro do Espaço IB Eventos (Câmpus da Unesp em Rubião Júnior), o III Simpósio de Neuropediatria e Encontro de Ex-Residentes de Neuropediatria da FMB. A organização foi do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB/Unesp e da Disciplina de Neuropediatria.

Estiveram presentes médicos, profissionais da saúde, professores e pedagogos, residentes, aprimorandos, pós-graduandos e alunos de graduação.

A cerimônia de abertura contou com a presença do chefe de Gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho, que, na oportunidade, representou o superintendente do Hospital, Dr. André Balbi. Trindade Filho elogiou o Serviço de Neuropediatria pela iniciativa do evento e também por ser um grupo que atua em parceria com a direção do HCFMB. “Passamos por diversas dificuldades nos últimos dois anos e esse grupo sempre soube entender as situações e nos ajudou muito com o seu dinamismo e parceria”, destacou.

A professora Flávia Helena Pereira Padovani, vice-chefe do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB/Unesp, parabenizou a Disciplina de Neuropediatria pela relevância dos temas escolhidos. “Quero fazer uma menção especial ao encontro dos ex-residentes. Para nós, enquanto instituição formadora, é muito gratificante ver nossos ex-alunos alçando voos altos. É muito bom esse retorno deles à nossa Faculdade”, declarou.

Professora Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula, chefe da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia da FMB/Unesp lembrou, durante sua fala, que o evento foi programado para o feriado para que os residentes e ex-residentes pudessem participar com mais tranquilidade. Em seguida, ela apresentou um breve histórico sobre a trajetória da Disciplina de Neuropediatria, inclusive, relembrando de membros da equipe que ajudaram a construir essa história. Também fez parte da mesa de abertura a professora e neuropediatra Lara Cristina Antunes dos Santos.

Confira como foi a programação do evento:

ABERTURA E APRESENTAÇÃO

Dra. Niura Aparecida de Moura Ribeiro Padula