No próximo dia 23 será realizada a Campanha MC Dia Feliz, iniciativa coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e, em Botucatu, pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Em 2021, o projeto completa 20 anos no município. Em âmbito nacional, a ação teve início em 1988 e desde então já arrecadou mais de R$ 300 milhões que são destinados à causa do câncer infantojuvenil.
“O que sempre tentamos fazer é que as pessoas disseminem informações sobre a campanha e temos conseguido isso”, pontua Guto Albano, coordenador do projeto em Botucatu.
Doação que faz a diferença
Aline de Mello Oliveira, 27 anos, funcionária do lar, é moradora de Arandu (SP) e realizou tratamento no Serviço de Oncologia do HCFMB. Com 14 anos de idade ela descobriu um câncer no fêmur (perna direita).
“Eu estava em uma aula de Educação Física e recebi uma bolada na perna. Durante alguns dias ficou um inchaço e eu tinha dores. Fiz exames em Avaré, fui encaminhada para uma consulta em Botucatu (HCFMB) e já fiquei internada”, lembra Aline.
O tratamento da jovem durou um ano e meio e consistiu em sessões de quimioterapia e uma complexa cirurgia. “Primeiramente foi assustador, mas com o tempo fui conhecendo a equipe médica e de enfermagem do HCFMB e ficando mais tranquila”, frisa.
Aline recorda que a primeira vez que ouviu falar na Campanha MC Dia estava internada na pediatria do Hospital. “É uma campanha importante porque ajuda muitas pessoas”, disse.
Atualmente a jovem está curada do câncer, realiza exames anualmente para manutenção de sua saúde, é casada e tem duas filhas.
Histórico
A Campanha MC Dia Feliz teve início na cidade, no ano de 2001, com a antiga Fundação Bons Ares, quando Botucatu ainda não possuía o Serviço de Oncologia. Neste momento, a ação era destinada a crianças que viviam com HIV/Aids e os recursos arrecadados permitiram o início da construção do atual Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” (SAEI-DAM), unidade vinculada a Famesp.
Em abril de 2007, com a chegada deste serviço no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), houve uma reunião com dirigentes da Famesp, do MC Donalds e do Instituto Ronald Mc Donalds para que a Fundação pudesse assumir a ação.
“Meu primeiro ano foi com a Drª. Lied Pereira (oncologista pediátrica) e, do segundo em diante, assumi integralmente a campanha”, lembra Augusto. “O caminho que a gente traça nunca é fácil. Todos os anos precisamos angariar voluntários e vender tíquetes”, finaliza.
Os tíquetes custam R$ 17,00 e podem ser adquiridos com os voluntários ou pelos telefones (14) 3811-6069 ou (14) 99136-5696. Outros produtos promocionais da campanha também estão disponíveis. O pagamento pode ser em dinheiro, nos cartões de crédito / débito ou ainda pelo PIX, com a chave campanhamcdia@famesp.org.br.
Comentários