Não é só um lanche

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm emcomum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidose órgãos.

O câncer infantojuvenil é considerado uma doença rara em que os sintomas não são específicos, sendo esses, muitas vezes confundido com doenças comuns na infância. No mundo, cerca de 300 mil crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer ao ano. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que ocorrerão 8.460 novos casos nos anos de 2020, 2021 e 2022. Os principais tipos são as leucemias, linfomas e tumores do sistema nervoso central. É a segunda causa de mortes de crianças e adolescentes no Brasil. As taxas de cura estão em 64% (melhoraram muito nos últimos anos), porém, ainda há uma diferença significativa relacionada aos países de alta renda, como Estados Unidos, que apresenta uma taxa de 84%.

Essa diferença está relacionada a disponibilidade de alguns medicamentos e principalmente ao diagnóstico precoce.

O câncer infantojuvenil não é prevenível, por tratar-se muitas vezes de doença de origem embrionária e de crescimento rápido.

No Brasil, o diagnóstico precoce ainda é um desafio que deve ser superado. O encaminhamento antecipado desses paciente a um serviço especializado e de alta complexidade, garante além da chance de cura, a redução de sequelas e a melhora na qualidade de vida.

Visto isso, em setembro de 2021 iniciamos a Capacitação do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil.

Com objetivo de capacitar profissionais da área da saúde pertencentes às Unidades Básicas, orientando para a identificaçãoprecoce do câncer em crianças eadolescentes, favorecendo o aumento daprobabilidade de cura.

Toda essa capacitação é vinculada ao Instituto Ronald McDonalds.

Isso demonstra a importância da Campanha do MC dia feliz para o Hospital das Clínicas e para o Serviço de Oncologia Pediátrica.

Fazer parte desse programa é um imenso prazer, pois sei que muitas crianças poderão ser diagnosticadas precocemente, diminuindo assim o sofrimento de toda a família e dos profissionais que compõem a rede de cuidados.

Hoje posso dizer, que não imaginamos nosso Serviço de Oncologia Pediátrica sem o apoio dessa campanha tão grandiosa e tão esperada todos os anos, que é o MC dia feliz.

Muito já foi feito pelo nosso Serviço, como aquisição de equipamentos, de mobiliário, estrutura física. Mas, nunca uma campanha teve tanto sentido e significado quanto a do diagnóstico precoce.

À todos que de alguma forma nos ajudaram vendendo/comprando tickets, camisetas, ministrando as capacitações, atuando como voluntário, nosso muito obrigada!

Garantir a cura e qualidade de vida para nossas crianças e familiares não tem preço! Mas é muito valioso!

Não é só um lanche, é amor, envolvimento, entrega, é vida!

Karina Freitas é Enfermeira e Supervisora Técnica de Seção do Ambulatório de Oncologia do HCFMB