XV Desafio Diagnóstico: a saúde mental do médico residente

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB), com apoio da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) e através do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA), realizou no dia 3 de maio o XV Desafio Diagnóstico. O evento que, nesta edição, teve como público-alvo médicos, médicos residentes e alunos de graduação em Medicina da FMB, abordou o tema “A Saúde Mental do Médico Residente: Importância, Desafios e Implicações”.

Os palestrantes convidados foram a Prof.ª Dr.ª Albina Rodrigues Torres e Dr. Edson Capone de Moraes Júnior, ambos do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB, que abordaram diversos exemplos e aspectos do período da residência médica que influem na saúde do profissional, além de estimular ações de promoção à saúde mental e bem estar dos residentes.

Dra. Albina Torres apresentou diversos estudos e pesquisas sobre a importância da saúde mental e da qualidade de vida dos residentes durantes os anos de especialização. “Nossa preocupação com a saúde dos residentes é frequente. É fundamental que eles sejam bem orientados, para que possam crescer profissionalmente e atingir seus objetivos durante a residência médica”, disse.

Dr. Edson Capone citou alguns exemplos de casos clínicos e estimulou a discussão e reflexão sobre as condutas adequadas para o tratamento desses casos, onde os residentes se cobram excessivamente pelos bons resultados. “Ansiedade, preocupação e dificuldade de adaptação são eventos muito comuns para esses profissionais. É muito importante que eles tenham uma aprendizagem saudável, procurando sempre as melhores alternativas, e ajuda médica, se necessário”, finalizou.

O XV Desafio Diagnóstico teve apoio da empresa Eurofarma, que disponibilizou lanches aos inscritos no evento.