Maria Cristina Pereira Lima
A gente acredita que nasce uma única vez, mas isto talvez não seja toda a verdade. Pessoas que sobreviveram a graves problemas de saúde, frequentemente, dizem que “nasceram de novo” ou agora “tem dois aniversários”. Assim também é quando coisas boas nos acontecem: o nascimento de um filho, faz nascer em nós a mãe, o pai, o avô, enfim, um modo distinto de olhar a vida e de olhar o mundo.
Assim também é com as Instituições, como o nosso Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Nasceu, ao menos duas vezes. O primeiro nascimento foi em abril de 1967. Na ocasião, nasceu como um irmão mais novo da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu. Nasceu da luta de docentes, servidores e alunos em muitas batalhas, como por exemplo, a Operação Andarilho. Cresceu tanto, que teve que nascer novamente, há 11 anos, como uma Autarquia, independente da Unesp e agora vinculado à Secretaria de Saúde.
Nestes anos todos, muitos de nós passamos por seus corredores, por suas macas, pelas salas de atendimento e cirurgia, como pacientes, como familiares, como professores, como funcionários e como alunos. Muitos de nós choramos a perda de pessoas amadas que se foram, apesar do esforço e da competência de nossos profissionais. Se estamos aqui hoje, é em boa medida, por termos o HCFMB, por acreditarmos no Sistema Único de Saúde e que o ensino de excelência só se faz com assistência à saúde de qualidade.
Desejo, em meu nome e em nome da Faculdade de Medicina de Botucatu, que o HCFMB comemore muitos aniversários e continue seu caminho de renascimento e de evolução. Que em seus corredores continue pulsando nosso amor pelo ofício do cuidado, nosso respeito pelos pacientes e seus famílias, nossa dedicação àqueles que conosco aprendem e tanto nos ensinam e nossa defesa inconteste pela Vida.
Maria Cristina Pereira Lima (Kika) é médica e atual Diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB)
Comentários