Todo dia é dia de zelar pela segurança do paciente!

Você sabia que, em abril, é lembrado o mês nacional de Segurança do Paciente?

Em 2013, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) pela Portaria nº 529, de 1º de abril daquele ano. Por este motivo, a data foi instituída como o Dia Nacional de Segurança do Paciente, a fim de reforçar as práticas de segurança no cuidado do paciente como uma prioridade para os serviços de saúde. Neste ano, o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para a campanha é “Comunicação e Trabalho em Equipe” e possui o objetivo de mobilizar profissionais de Saúde para priorizar estas duas práticas nos serviços assistenciais.

O aprimoramento da comunicação é uma das seis metas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a Segurança do Paciente, que também estabelece: identificar corretamente o paciente; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e pacientes corretos; higienizar as mãos para evitar infecções e a redução do risco de quedas e lesões por pressão.

Em razão disso, durante todo o mês de abril, o Núcleo de Segurança do Paciente e Hospital Sentinela do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) está desenvolvendo várias ações que estimulam a cultura de segurança do paciente e reforçam a importância da notificação no Sistema de Informação Hospitalar (MV).

“Uma forma de toda a comunidade hospitalar contribuir para evitar danos é notificar os eventos adversos. Com esta importante ferramenta, conseguimos reduzir ou eliminar ocorrências semelhantes no futuro, pois, a partir da notificação, é realizada a investigação e a análise dos incidentes, gerando informações úteis para o aprimoramento dos processos”, relata a enfermeira responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HCFMB, Márcia Cercal Fernandes.