HCFMB promove Semana do Sono a partir de segunda-feira

Ter uma boa noite de sono é muito importante para o funcionamento físico e mental das pessoas. Mas nem todos conseguem manter um período de descanso saudável: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% dos brasileiros adultos sofrem com insônia e mais de 80 outros distúrbios do sono já são conhecidos, como: apneia do sono, bruxismo e sonambulismo.

Nesta sexta-feira, 13 de março, é lembrado o Dia Mundial do Sono e, para conscientizar a população sobre estes distúrbios e suas consequências, o Laboratório do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoverá a partir da próxima segunda-feira, 16, uma série de atividades, todas com início às 9h:

16/03: ambulatório de máscaras com orientação aos pacientes sobre “Uma boa noite de sono”, em frente ao Laboratório do Sono
– 17/03: Orientações sobre higiene do sono e distribuição de panfletos em frente ao Laboratório do Sono
– 18/03: atividade “Saúde da mulher e melhoria do sono”, no Centro Saúde Escola (CSE) do Bairro
– 19/03: atividade no Hospital Estadual Botucatu (HEBo) com os pacientes da Oncologia e atividade física para “Melhorias do Sono”

A equipe do Laboratório do Sono no HCFMB e no HEBo é formada pelos seguintes profissionais: as médicas otorrinolaringologistas e especialistas em Medicina do Sono Profª. Dr.ª Silke Anna Theresa Weber e Dr.ª Maria Clara O. Albano; o médico otorrinolaringologista Dr. Antonio Carlos Marão, a médica pneumologista Prof.ª Dr.ª Irma de Godoy; a enfermeira Estefânia Thomé Franco (coordenadora do setor), os fisioterapeutas Dr.ª Letícia Claudia de Oliveira Antunes, Ana Carolina Malacize e Jefferson Luis de Barros e a técnica em Polissonografia Karina Araujo dos Santos.