Desde 2017, coordeno a Alta Gestão do grupo de Informática, capitaneado pelo Marcelo e com uma equipe muito competente. Para não cometer injustiças, não nominarei individualmente cada um de vocês, mas aproveito este espaço opinativo para dar a minha salva de palmas a todo o time do CIMED.
Imaginem, hoje, ficarmos 2 a 3 dias sem o sistema de prontuário eletrônico… Muitos dos jovens que aqui iniciaram após 2012 dirão que é impossível. Mas aqueles com cabelos um pouco mais claros, como os meus, lembrarão que este era o nosso dia a dia até 2012. E quando sabemos que o prontuário eletrônico ainda não é uma realidade em muitos Hospitais e Santas Casas deste país, precisamos agradecer à Gestão dos Professores Emílio e Irma, que nos transmitiram um hospital moderno e atualizado, além de muitos ensinamentos e conselhos. Isso trouxe muita responsabilidade para a gestão do Dr. André e desafio para
aprimorarmos esse projeto tão exitoso.
Desde o início, procuramos desenvolver uma gestão voltada a projetos, com indicadores sólidos de desenvolvimento e satisfação do cliente e focada na inovação, buscando agilidade, integralidade,
confiança, segurança e humanidade, princípios esses sempre evocados pelo nosso Superintendente.
Tiramos a amarradura do prontuário eletrônico dos computadores do Hospital e a distribuímos para os tablets e telefones pessoais, por meio do nosso aplicativo ou pela página Web. Projeto inovador entre os hospitais Universitários e do SUS, sempre com foco em futura interação com a rede de atendimento primário. Ouso dizer que nem os grandes hospitais privados de São Paulo ofereciam, à época, esta ferramenta.
Melhoramos e modernizamos o parque de equipamentos como hardware, servidores, softwares e segurança. Nas invasões por Hackers que já pararam Instituições e Hospitais, como Sírio Libanês, Hospital do Amor de Barretos e até o Hospital das Clínicas de São Paulo, entre outros; sempre passamos incólumes. Não pela sorte, pela localização ou pelo acaso, mas muito baseado em um sistema de segurança robusto e eficaz, onde bloqueamos no dia após dia mais de 2 mil tentativas de invasão. Mas além de toda a competência da equipe e do desenvolvimento do projeto de segurança, nunca é demais os dedos cruzados, pois nenhum sistema é inexpugnável.
Outros aspectos importantes que projetamos, junto ao Dr. André, para essa gestão, foi a “criação do arco” de fibra ótica que compreendesse o Hospital Estadual, SARAD, PSA, PSP e HC e a rede wireless no hospital, com foco na estabilidade, velocidade e capacidade de transmissão de imagens. Muitos que estão aqui vão lembrar como era demorado e limitado o acesso dessas áreas ao prontuário eletrônico e, com as quedas frequentes da energia na cidade por tempos prolongados, frequentemente voltava-se ao “plano B”. Hoje o sistema é seguro, confiável e rápido, melhorando a qualidade e a agilidade no atendimento, principalmente em nossos Prontos-Socorros.
Hoje é uma realidade a rede wireless no Prédio “novo” de Ambulatórios entre várias áreas e, em breve, será para todo o Hospital, permitindo o uso de aplicativos e da web para consulta de artigos, medicamentos e dos protocolos clínicos do HC, coordenados pela nossa Diretora Clínica Dr.ª Marise e pelo time da Qualidade. Esses protocolos clínicos muito bem estruturados e com conteúdo atualizado e adaptado às capacidades / realidades do HC permitem a todos os profissionais o acesso instantâneo ao conhecimento e ao fluxo do tratamento das principais patologias, trazendo qualidade e atualidade para o atendimento a saúde.
Todo esse esforço tem, como único objetivo, a melhora da qualidade do atendimento, do ensino e da pesquisa, sempre contando com apoio irrestrito dos nossos parceiros e coordenadores da Faculdade de Medicina e da Famesp.
José Carlos Souza Trindade Filho é médico urologista, professor da Faculdade de Medicina de Botucatu e atual Chefe de Gabinete do HCFMB.
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