27 de novembro de 2022. Seria uma viagem como tantas outras na vida de uma família paranaense da cidade de Toledo. Rafael, sua esposa Thaís (grávida de 6 meses do Vicente), o filho Matias e a sogra D. Lourdes estavam voltando para casa após visitar o filho recém-nascido do cunhado quando, na Rodovia Castelo Branco (altura de Pardinho), um outro veículo colidiu com o carro da família, que foi jogado em um barranco e capotou em seguida.
Rafael logo conseguiu sair do carro e, em seguida, sua esposa Thais, mesmo grávida e com fratura na clavícula, também saiu. Na sequência, ajudaram a retirar D. Lourdes, com ferimentos de menor gravidade. Mas e o filho de apenas 3 anos, que estava preso na cadeirinha? “Eu não conseguia tirar o Matias, pois a forma que a cadeirinha ficou dificultava o acesso e logo percebi que a mãozinha dele estava presa embaixo do carro”, relata o pai. Matias ficou com a mão direita pendurada e com uma possibilidade concreta de amputação.
Foi nesta situação que a família Klais encontrou, há mais de 700 km de distância de sua cidade, um local de amparo, de transformação de vida e de fortalecimento da fé. “Escutei conversas do local onde o resgate nos levaria, até que decidiram que deveria ser para o Hospital das Clínicas de Botucatu. Então, descobrimos que era o lugar perfeito para a nossa recuperação”.
Depois de quase 50 dias de internação e 4 cirurgias no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Matias está com sua mãozinha. Ainda estão previstos outros procedimentos cirúrgicos ao longo do ano para implantação de ossos e tendões, mas uma grande batalha já foi vencida. “Se Deus me poupou, era por um propósito: cuidar da minha família. Em nenhum momento, eu e minha esposa nos esquecemos de olhar para as coisas boas que estavam acontecendo e, pensando dessa forma e com o apoio decisivo dos amigos e familiares, mantivemos nossas forças para não desanimar”.
Rafael relata o atendimento humanizado que teve no HCFMB. “Sinto que não foi apenas profissionalismo, mas tivemos anjos enviados por Deus para cuidar de minha família. Agradeço à equipe do Pronto-Socorro que nos recebeu, aos médicos da Ortopedia de Mão, principalmente ao Dr. Denis Varanda e à Dr.ª Andrea Cortopassi, às queridas enfermeiras da Pediatria e à terapeuta ocupacional que contribuiu para a recuperação da Thais e do Matias”.
E a gratidão do pai não se restringe apenas à parte assistencial do HCFMB. “Agradeço muito aos responsáveis pelos eventos, por trazerem o espírito de Natal para dentro do Hospital a partir do Ilumina HC, e também a todos da Casa de Apoio, por concederem à Thais um local seguro para dormir e ficar mais perto do filho”.
Um gesto de fé e de gratidão
De família católica, Rafael percebeu que, a partir deste acidente e da salvação de todos os ocupantes do carro, surgia uma inspiração. “Neste dia, a Igreja Católica celebra Nossa Senhora das Graças e, no momento em que tudo aconteceu, roguei a ela para que ajudasse a salvar a mãozinha do Matias. Por alguns dias, agradecemos a Deus e à Nossa Senhora por ter poupado as nossas vidas e por colocarem pessoas tão especiais que restituíram a mãozinha do meu filho”.
Por conta disso e por observar a ausência de elementos que remetessem a sua devoção, Rafael teve a ideia de fazer a doação de uma imagem de Nossa Senhora para o Jardim do Templo Ecumênico. Assim, outras pessoas podem realizar seus pedidos e agradecimentos, independentemente de crenças religiosas.
Com o aceite da doação pelo HCFMB e a ajuda de diversos servidores, o pedido foi realizado. Na manhã desta sexta-feira, 20, a imagem foi abençoada pelo Pe. Luiz Aparecido Iauch, Capelão do HCFMB, com a presença dos servidores que participaram da instalação da imagem e os que ajudaram na assistência à família. “Todo mundo gosta da mãe, e que filho bem criado recusa uma súplica dela? Por isso, o pedido de intercessão da mãe de Deus junto ao seu Filho sempre é válido. A imagem aqui ajudará as pessoas a fazerem suas orações. Fiquei feliz em fazer a doação e agradeço aos profissionais do HCFMB que ajudaram a viabilizar a instalação da imagem”, finaliza Rafael.
Que benção…Rafa a madrinha rezou aqui muito e sabia que Deus estava presente o tempo todo com vcs e medicos
Chorei de emoção lendo essa história tão linda, de grande superação e de uma fé tão sublime! Que a mãozinha do Matias fique totalmente recuperada e que Nossa Senhora abençoe eternamente essa linda família, o HCFMB e todos os seus excelentes profissionais!
Me emociono toda vez que penso em vocês! Que esse hospital e a equipe possam continuar sendo amparo e cuidado para tantas outras famílias!