Tratamento de laserterapia no Hospital Estadual Botucatu é destaque em publicação internacional

Equipe foi citada por um dos maiores autores do mundo em laserterapia

No início deste mês, o Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu (HEBo) recebeu um reconhecimento científico internacional em virtude do trabalho desempenhado no uso de terapia por fotobiomodulação (laserterapia): dois artigos publicados pela equipe foram citados por Michael R. Hamblin, pesquisador americano, professor associado do Departamento de Dermatologia da Escola Médica de Harvard e um dos maiores autores do mundo em laserterapia.

A unidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) é pioneira no uso da laserterapia em diversos efeitos colaterais da quimioterapia, sendo considerado um Ambulatório modelo para diversas instituições do país.

Neste editorial, o pesquisador classifica como mundial o protocolo idealizado pelo HEBo para extravasamento de antineoplásicos, ou seja, de medicamentos que inibem ou previnem o crescimento e disseminação de alguns tipos de células cancerosas. Na ocasião, Hamblin também propõe a ampla difusão dos processos em todas as instituições hospitalares que possuem setores oncológicos no mundo, sugerindo a incorporação da prática nas novas edições do Guia de Diretrizes da World Association for Photobiomodulation Therapy  (Walt), uma associação mundial em laserterapia que orienta sobre a utilização correta dos protocolos.

Artigos citados no editorial

Uma das publicações é denominada “Associação da fotobiomodulação e da hialuronidase tópica no extravasamento e infiltração de antineoplásicos. Estudo retrospectivo”, publicada na revista Nursing em 2020 e considerada um dos 10 artigos mais relevantes em Oncologia daquele ano. Além da supervisora técnica do Ambulatório de Oncologia Karina Freitas, assinam este artigo a dentista do Ambulatório Dr.ª Eliana Maria Minicucci, as enfermeiras Alessandra Passarelli Vigliassi e Talita Oliveira de Lima, a enfermeira e Diretora do Departamento de Logística de Atendimento do HCFMB Karen Aline Batista da Silva e a Prof.ª Associada Regina Célia Popim, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | UNESP).

A publicação mostra a prática dos enfermeiros do Ambulatório no tratamento de extravasamentos e infiltrações com a utilização de laserterapia e hialuronidase (pomadas de antídoto).

Já o segundo artigo é chamado “Efeitos da fotobiomodulação (laser de 660 nm) no extravasamento de antraciclina: um estudo experimental”, retirado da tese de doutorado de Karina, indicado ao Prêmio CAPES em 2020 e publicado na revista Latino Americana de Enfermagem em 2022. Também assinam esta publicação Prof.ª Regina e Dr.ª Eliana, além do Prof. Dr. Benedito Donizete Menozzi e do Prof. Titular Hélio Langoni, ambos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu (FMVZ | Unesp), e a Prof.ª Dr.ª Valéria Flávia Batista da Silva, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

Karina Freitas, enfermeira supervisora do Ambulatório de Oncologia

“A partir de um estudo experimental realizado por 28 dias, percebemos, entre outros resultados, que a associação da fotobiomodulação com a hialuronidase tópica foi eficaz em reduzir os efeitos locais e auxiliar no processo de cicatrização de feridas”, conta Karina.

A enfermeira considera que ver o trabalho da equipe do Ambulatório agraciado por um pesquisador de renome internacional é a certeza de estar no caminho certo. “Esta citação é extremamente importante e os pacientes são os maiores beneficiados pois, na vigência de um extravasamento e/ou infiltração, quando aplicado o protocolo no tempo e da forma certas, conseguimos garantir a não formação de lesões, aperfeiçoando o tratamento oncológico”, encerra.